17 Nov 2024

Vã preocupação

Olá, irmãos e irmãs! Hoje, domingo, dia do Senhor, convido todos vocês, suas famílias, amigos e conhecidos a participar da Santa Missa. Ao longo do dia, mandem mensagens perguntando se já foram à missa, se já participaram da celebração, se já viveram essa experiência de comunhão com o Senhor neste dia, por excelência dedicado a Ele: o domingo, dia do Senhor.

O texto que nos é apresentado, hoje, é de Marcos 13, 24 a 32, e quero destacar este trecho:

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. Quanto aquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai.” (Marcos 13, 31-32)

O que isso significa? Significa que não devemos nos preocupar com previsões sobre o futuro, com aquilo que se fala por aí, com o que lemos ou ouvimos, incluindo vídeos e teorias, muitas vezes até de conspiração.

Não nos preocupemos

Essas informações geram ansiedade e preocupação em nossos corações, mas parece que não é isso que Jesus está nos dizendo no Evangelho de hoje.

Ele afirma claramente que o céu e a terra passarão, mas as palavras do Senhor permanecem eternamente. São essas palavras que alimentam nossa vida, nossa fé, nossa espiritualidade e nossa alma.

Por isso a participação na Eucaristia é tão importante. Ali, você participa do altar, da palavra, e é alimentado pela Palavra de Deus que alcança seu coração. Também é alimentado pela Eucaristia, corpo, sangue, alma e divindade de nosso Senhor.

Hoje é o dia para nos empenharmos em permanecer na Palavra que permanece e na presença do Senhor que nos alimenta.

Irmãos e irmãs, não devemos nos preocupar com essas previsões sobre o futuro. Isso seria, por assim dizer, uma desconfiança na providência divina. Quando nos preocupamos demais com o dia de amanhã e com o futuro, expressamos uma desconfiança na providência de Deus, que rege e conduz todas as coisas.

Somos chamados a confiar na providência de Deus, que cuida do mundo em sua sabedoria, cuida do mundo e, muito mais, cuida de nós. Deus está conosco constantemente, Ele está presente e podemos pedir, neste dia, a graça de confiarmos mais, sobretudo, na Sua providência.

Porque a providência de Deus, irmãos e irmãs, rege todas as coisas, não apenas uma ou outra. E somos chamados à vigilância. Devemos nos manter em comunhão com Deus por meio da oração. A oração nos mantém na comunhão, nos mantém na amizade com Deus. Por meio da oração, mas também por meio dos sacramentos e das boas obras: obras de misericórdia espiritual e corporal. Tudo isso devemos fazer, devemos viver neste dia e também nesta semana.

Que a incerteza sobre o fim dos tempos nos mantenha em vigilância e também em confiança na palavra e na providência de Deus.

Neste domingo, somos convidados a confiar em Deus, a confiar no Seu amor, a confiar na Sua palavra, a confiar na Sua providência. Confie sempre em Deus.

Bom domingo para vocês! Que a graça do Senhor conduza suas famílias e seus empreendimentos neste dia.

Sobre vocês, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Edison Oliveira

Padre Edison Oliveira é brasileiro, membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.