12 Jan 2023

Use sua enfermidade como um lugar de encontro com Jesus

“Naquele tempo, um leproso chegou perto de Jesus; e, de joelhos, pediu: ‘Se queres, tens o poder de curar-me’. Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: ‘Eu quero: fica curado!’” (Marcos 1,40-41).

Jesus cura esse homem, e a cura dele vai custar caro para Jesus. Porque, a partir dessa cura, Jesus não podia mais entrar em lugares públicos, Ele tinha que ficar afastado, nas aldeias; Ele tomou o lugar do leproso.

Quando nos decidimos por Deus temos de estar dispostos a pagar o preço. E toda vez que Jesus fazia um milagre, por vontade d’Ele, nunca foi um elemento de divulgação do Seu nome, Jesus nunca se aproveitou do sofrimento das pessoas para fazer propaganda do Seu nome. Para Jesus, o milagre era um ato extraordinário, e o milagre era algo para aquela pessoa em primeiro lugar.

É claro que foi inútil Jesus pedir que ele não divulgasse porque a fama de Jesus se espalhou, e os feitos de Deus se espalham. Mas a intenção primeira de Jesus, quando realiza um milagre, é trazer de volta o coração daquela pessoa para perto d’Ele.

A preocupação de Jesus nunca foi com audiência, com seguidores, com curtidas, mas foi para formar discípulos, foi para salvar os filhos de Deus. Então, tudo que fizermos: a nossa obra de evangelização, ser instrumento nas mãos de Deus, testemunhar Jesus Cristo; tudo o que fizermos seja para a glória de Deus e não para nossa vanglória, não para a promoção da nossa imagem.

Faça da tua enfermidade, como fez esse homem do Evangelho, um lugar de encontro com Jesus

Na época de Jesus, a lepra era sinônimo de exclusão, era uma exclusão da vida social, porque a pessoa não podia mais ter convívio com ninguém, tinha de ficar afastada. Também exclusão da vida religiosa, porque ela estava proibida de frequentar o templo, de fazer as suas orações porque a doença era tida como uma maldição. E também era a exclusão afetiva, a pessoa não podia tocar em ninguém, não podia abraçar ninguém, não podia ficar perto de outras pessoas sadias.

Vejam, todos estavam longe do leproso, mas Jesus permite que ele se aproxime —  o homem chegou perto de Jesus, e era proibido, mas ele venceu uma barreira interior, venceu uma dificuldade interior, de se sentir excluído. Muitas vezes, nós somos assim, nem somos excluídos, mas nos sentimos assim por causa das nossas feridas, da nossa baixa autoestima, pelas feridas do nosso passado nós nos sentimos, muitas vezes, excluídos.

Aproxime o seu coração de Jesus porque Ele quer curar você. A resposta de Jesus foi imediata, Ele sentiu compaixão, estendeu a mão, tocou naquele homem e o curou. A doença se tornou um lugar de encontro.

Não amaldiçoe as suas enfermidades, não amaldiçoe a tua condição, mas faça da tua doença, da tua enfermidade, da tua situação, como fez esse homem do Evangelho, um lugar de encontro com Jesus, um lugar de cura e de restauração.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

 

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.