01 Jun 2023

Use a sua oração para chamar a atenção do Senhor

“O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: ‘Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!’ Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: ‘Filho de Davi, tem piedade de mim!’. Então Jesus parou e disse: ‘Chamai-o’. Eles o chamaram e disseram: ‘Coragem, levanta-te, Jesus te chama!’. O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. Então, Jesus lhe perguntou: ‘Que queres que eu te faça?’ O cego respondeu: ‘Mestre, que eu veja!’ Jesus disse: ‘Vai, a tua fé te curou’” (Marcos 10,46-52).

À beira do caminho por onde Jesus passava, estava esse cego chamado Bartimeu. E percebendo a movimentação, ele sabia que Jesus passava por ali, não pensou duas vezes e se pôs a gritar por Jesus, clamando por compaixão.

Algumas pessoas ali tentaram até calar Bartimeu, pedindo para que ele ficasse calado, ficasse quieto, porém, ele insistiu. Ele não se deixou intimidar, pelo contrário, gritou ainda mais alto. Elevou a voz com confiança, vencendo todo o respeito humano, vencendo todos aqueles que queriam calá-lo.

Aqui, nós podemos tirar o primeiro ensinamento desse Evangelho de hoje, que é a oração confiante e insistente. Não podemos desistir facilmente, precisamos ter confiança e insistência diante do Senhor que, constantemente, passa também pelo caminho da nossa vida. Não podemos nos deixar intimidar pelas pessoas, pelas situações que, às vezes, vão tentar nos silenciar, vão dizer para nós: “Olha, cale-se. Fica quieto!”.

Na estrada da nossa vida, a oração é essa atitude de chamar a atenção do Senhor

Não podemos, diante dessas situações, perder a confiança, porque parece até que o Senhor não está escutando a nossa oração, mas Ele escuta, sabe da nossa realidade e escuta o nosso clamor.

E escutando o nosso clamor, o Senhor também deseja que nós vençamos as barreiras que, às vezes, nos impedem de termos acesso a Ele; barreira que, às vezes, nós criamos pela nossa pouca confiança, pelo nosso respeito humano; barreira que, às vezes, as situações colocam, pessoas colocam barreiras para termos acesso ao Senhor. E o Senhor deseja que nós vençamos essas barreiras.

Existem oportunidades de encontro na nossa vida que vão ser únicas, e nesses momentos nós precisamos ousar chamar a atenção de Jesus com confiança.

Jesus parou e chamou o cego que, em vez das pessoas o inibirem, elas disseram para ele: “Coragem! Levanta-te! O Mestre te chama”. Aqueles que tinham, antes, a pretensão de calar o cego, agora o incentivam, porque ele teve a coragem e a ousadia, não se calou, teve fé.

O grande desejo do cego foi de voltar a enxergar. Quando nós somos ousados, quando somos insistentes na nossa oração, a consequência disso é voltar a enxergar, é ter novamente essa visão sobre a realidade da nossa própria vida. E voltando a enxergar, o cego passou a seguir Jesus.

A insistência na oração, no clamor e na súplica compõem essa graça de nos devolver a visão para o seguimento. É para seguir o Senhor que somos curados e libertos.

Na estrada da nossa vida, a oração é essa atitude de chamar a atenção do Senhor, de fazê-Lo voltar a nos ver. E assim nós também possamos vê-Lo e, a partir de ver, segui-Lo mais de perto.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.