“Quantos de nós estamos vivendo à margem de Deus! Quantos de nós temos experimentado realidades que nos levam para o pecado, para as trevas! Realidades que nos afastam de Deus e que não nos colocam na missão de evangelizar. Porque Jesus só evangelizou, só proclamou, e a sua fama se espalhou porque foi um homem cheio do Espírito Santo de Deus”Naquele tempo, Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura Isaías. Jesus achou a passagem em que está escrito: ‘O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor'” (Lucas 1,1-4;4,14-21)
A Boa-nova de Jesus
Amados irmãos e irmãs, Jesus tem uma grande missão no nosso meio: realizar tudo pelo poder do Espírito Santo, libertar o cativo, o oprimido, dar vista aos cegos, libertar e levantar aquele que está caído. A missão de Jesus é nos tirar da paralisia. A missão de Jesus é nos devolver o céu. A missão de Jesus é nos tirar da margem..
E aqui está, meu irmão, a centralidade da liturgia de hoje: Jesus é um homem cheio do Espírito Santo. E para realizar os prodígios e os milagres de Deus, é necessário estarmos cheios do Espírito Santo. O próprio Jesus está dizendo, aqui, que Ele é consagrado pelo Espírito. “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova.”
A mesma missão de Jesus é a dos discípulos: anunciar a Boa-nova. Só que não tem como, meu irmão, minha irmã, anunciar a Boa-nova, se você não for cheio do Espírito Santo de Deus. Padre Jonas Abib, fundador da Canção Nova, só pôde realizar a Palavra de Deus de forma eficaz anunciando a Boa-nova, porque foi um homem que acreditou que também sobre ele estava uma unção, a unção do Espírito Santo.
E quantas pessoas se converteram! Quantas pessoas voltaram a enxergar espiritualmente! Quantas pessoas foram libertas da surdez espiritual por causa da Palavra de Deus e daquilo que o padre Jonas também acreditava, a Boa-nova de Deus que liberta o homem de todo pecado.
É para isso que Jesus veio e é para isso que nós somos discípulos de Jesus, para levar a Sua Boa-nova a todos. Se você tem medo, peça ao Espírito Santo que fale através de você.
Que a graça de Deus esteja sobre mim, que a graça de Deus esteja sobre você e que o Espírito nos consagre para anunciar a Boa-nova de Jesus Cristo.
Desça sobre nós e permaneça para sempre a bênção do Deus que é Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!