10 May 2024

Um motivo que faça valer a pena a dor que se vive

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora, mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.” (Jo 16, 7-13).

Meus irmãos e minhas irmãs, um motivo que faça valer a pena a dor que se vive. Eu penso que essa seja a mensagem que Jesus queira nos transmitir quando Ele comparou a dor dos discípulos a uma mãe que está para dar à luz. De fato, uma dor vivida sem nenhum motivo é massacrante. Claro que Jesus não se comporta como um masoquista dizendo isso,  mas Ele quer que nós não deixemos nenhuma dor solta, desprendida de um qualquer significado. O que é que você prefere, ver a esperança no fim de uma tragédia ou afundar-se na dor que ela provocou?

Uma dor vivida sem nenhum motivo é massacrante

Não é fazer de contas que aquele fato não aconteceu, que aquela situação dolorosa não gerou em você uma ferida, lágrimas, tristeza, crise, mas é extrair o que se pode daquela situação. Certamente, os discípulos sentiram na pele a dor e o peso daquelas palavras de Jesus: “Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará”. Como assim eu choro para que outros riam? Às vezes, é dessa forma: nós nos sacrificamos por amor a outros que virão depois de mim e colherão os frutos da minha oferta.

Essa não é uma lição do primeiro dia de aula, não é mesmo! Essa não é uma lição compreensível para os recém-convertidos, mas é um nível bem avançado de cristianismo que nós devemos enfrentar sem medo. 

Tenhamos calma, porque Jesus não disse essas coisas às margens do Lago de Tiberíades quando chamou Seus discípulos a segui-Lo. Vamos com calma, um passo de cada vez, porque o Senhor vai nos educando a essa forma de vida, a esse estilo de vida oblativo que se sacrifica por amor ao outro.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.