27 Oct 2022

Trilhe seu caminho sendo fiel ao Senhor

“Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: ‘Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar’. Jesus disse: ‘Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho’” (Lucas 19,31-32)

Meus irmãos, neste Evangelho, Nosso Senhor se depara com os fariseus que O alertaram a respeito de Herodes, que queria matá-Lo, mas Jesus não deixou-se intimidar por Herodes.

Herodes imaginava fazer e acontecer, mas quem faz e acontece mesmo é Ele, Jesus, é Deus. Por isso, Jesus não  deixou-Se intimidar e disse: “Olha, vai dizer a essa raposa que eu expulso os demônios hoje, amanhã e, ao terceiro dia vou terminar a obra”.

Meus irmãos, Nosso Senhor estava falando da Sua vida, da Sua Paixão, da Sua Morte e da Sua Ressurreição. Ele não se deixou intimidar por Herodes, não se deixou intimidar por ninguém, nem pelo demônio — quando Ele foi tentado —, mas continuou a fazer a obra de Deus.

O caminho que Jesus trilhou é o caminho que nós também trilharemos

Meus irmãos, estamos vivendo também um tempo em que nós, cristãos, somos intimidados: “Não viva a sua fé”, “Não fale da sua fé”, é o que nós escutamos por aí, mas nós, como cristãos, devemos fazer o caminho que Cristo fez. Ele não se deixou intimidar e anunciou como seria a Sua caminhada; que Ele iria continuar a expulsar os demônios hoje, amanhã; e, ao terceiro dia, Ele completaria a Sua obra.

A obra de Jesus também é a nossa obra. O caminho que Jesus trilhou é o caminho que nós também trilharemos, é o caminho que você também vai trilhar. É um caminho fácil? Não! É um caminho de perseguição, mas, mesmo na perseguição, continuar a fazer o bem. O Senhor foi perseguido, mas continuou a expulsar os demônios; o Senhor foi perseguido, mas continuou a anunciar o Reino e sofreu a Paixão, a Morte e a Ressurreição.

Meus irmãos, é esse o caminho que nós também devemos trilhar. A nossa caminhada é pascal, ou seja, paixão, morte, sofrimento e ressurreição. Não nos esqueçamos disso, a caminhada de Cristo é também a nossa caminhada. Então, passaremos pela paixão, pela morte; e nós haveremos de ressuscitar.

Que o Senhor nos ajude a trilhar esse caminho com fidelidade a Ele. Não nos deixemos intimidar por nada e por ninguém, continuemos a anunciar o Reino, assim como fez Jesus Cristo.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.