11 Aug 2022

Transmita o perdão a quem te magoou

“Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?’. Jesus respondeu: ‘Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete’” (Mateus 18,21-22).

Meu irmão e minha irmã, como é difícil perdoar! Como é difícil dar o perdão ao próximo! Mas o convite de Nosso Senhor é exatamente este: precisamos dar o perdão.

“E quantas vezes eu devo perdoar o meu irmão?”: foi o questionamento que Pedro fez a Jesus, e ele (Pedro) foi esperto e já apresentou: “Sete vezes, ‘né’, Jesus?”. Sete vezes já está bom! Já era muito perdoar sete vezes. Então, Jesus respondeu: ‘Olha, Pedro, não somente sete vezes, mas até setenta vezes sete!’. Depois, Jesus contou uma parábola de alguém que devia muito e que foi perdoado, mas que, depois, não foi capaz de transmitir e de dar o perdão ao outro, ao seu companheiro, que devia bem menos do que ele.

Infelizmente, meus irmãos, esta história continua a ocorrer no nosso meio. Vamos falar a verdade: somos tão perdoados por Nosso Senhor, somos tão amados por Nosso Senhor, a nossa dívida com Jesus é imensa. E o que Ele faz? Risca, rasga, joga fora, dá-nos o perdão, mas quando alguém nos deve algo, quantas vezes nós agimos como este homem que foi perdoado, mas que não foi capaz de perdoar.

Lembre-se: Deus já te perdoou, dê também o perdão, reze por essa pessoa que te magoou

No nosso nome deveria constar assim: “Perdoado, perdoa”. Assim acontece: somos perdoados, somos acolhidos por Nosso Senhor e deveríamos também perdoar. No meu sobrenome, no seu sobrenome deveria haver: “Eu recebi o perdão e eu dou também o perdão”. A nossa dívida, meus irmãos, com o Senhor, será sempre grande. E, diante do irmão que deve bem menos, o que nós devemos fazer? Perdoar!

Não nos esqueçamos do grande perdão que nós recebemos de Deus, da “dívida” que nós temos com o Senhor. Como é que nós vamos pagar a dívida com Ele? Perdoando aqueles que estão à nossa volta, rezando por aqueles que nos magoaram. Eu sei que não é fácil, não é fácil, de fato. Quando nós apanhamos, quando nos machucamos, somos machucados, fica ainda uma marca, não é? Fica aí, talvez, uma cicatriz, a lembrança, mas lembre-se: Deus já te perdoou, dê também o perdão, reze por essa pessoa que te magoou, que te feriu, transmita o perdão também a essa pessoa. Lembre-se: você foi muito perdoado.

Perdoado, perdoar. É esse o caminho, não tem como só receber o perdão, é preciso também dar o perdão.

Que você seja um apóstolo do perdão, que eu seja um apóstolo do perdão. Perdoemo-nos uns aos outros, porque só entra no céu quem é perdoado, mas também quem perdoa!

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.