24 Dec 2022

Testemunhe com a sua vida as maravilhas do Senhor

“Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: ‘Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo’” (Lucas 1,67-68).

Estamos às vésperas da grande Solenidade do Natal, do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Antes de comemorarmos a grande Festa do Natal, a Liturgia do dia 24, nos apresenta a profecia que saiu da boca de Zacarias.

Acompanhamos esses dias que Zacarias havia duvidado do Senhor; ele — que havia rezado ao Senhor pedindo às Suas graças, e Deus, nosso Pai, o visitou, concedendo a ele a graça de um filho —, duvidou naquela hora e, por isso, ficou mudo.

Zacarias aprendeu com a sua mudez, aprendeu com a sua incredulidade, aprendeu que deveria confiar e acreditar em Deus. E, finalmente, a promessa do Senhor também se cumpriu na sua vida e ele teve o seu filho juntamente com Isabel — João Batista.

É nesse contexto que o filho João Batista nasceu, que a sua língua se desenrola. Ele aprendeu a lição e, agora, estava proclamando as maravilhas de Deus porque, finalmente, da incredulidade ele passou para a credulidade. Profetizou, a princípio, a respeito do Filho de Deus, mas também do seu filho, da salvação que nos veio em Cristo Jesus. Ele profetizou bendizendo a Deus.

Vamos, juntamente com Zacarias, proclamar as maravilhas de Nosso Senhor

Se antes ele tinha sido infiel e incrédulo, ficou mudo; agora, acreditando em Deus, ele profetizou e bendisse a Deus.

A primeira parte deste belo hino que Zacarias compôs apresenta a história da salvação, apresenta a promessa de Deus que se cumpriu, o Senhor que veio na Sua misericórdia libertar e salvar o Seu povo. E, depois, Zacarias fala a respeito do seu filho, que veio como precursor, veio preparar o caminho para a vinda de Cristo.

Meus irmãos, peçamos a graça ao Nosso Senhor de acreditarmos nas promessas de Deus, pois elas haverão de se cumprirem. Acreditemos, a promessa de Deus já se cumpriu em Cristo Jesus.

Que o nosso coração se alegre pela presença de Cristo no meio de nós, que o seu coração possa se alegrar! É verdade, são muitos os desafios que temos, as tristezas que vivemos, talvez, durante todo esse ano, mas a alegria do Natal deve tomar conta do nosso coração. Vamos, juntamente com Zacarias, proclamar as maravilhas de Nosso Senhor, como ele proclamou.

Proclamemos com a nossa vida, com as nossas palavras, proclamemos as maravilhas do Senhor com o nosso testemunho.

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.