07 Mar 2021

Tenhamos zelo pela Casa de Deus

“Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas” (João 2,15).

O Templo, em Jerusalém, ocupa um lugar central na relação amorosa dos judeus com o Senhor, da relação do povo de Deus com o Senhor Nosso Deus. O Templo é o lugar do encontro, e ali judeus de todas as partes de Israel e de fora também vêm para prestarem culto ao Senhor.

Que trágico! O lugar do encontro com Deus, virou uma casa de comércio, uma casa de negócios, e ali se encontra de tudo: a exploração comercial e material; se encontra a exaltação do “deus dinheiro” em detrimento do Deus do amor e da misericórdia. As pessoas vão para se encontrar com Deus, mas o que encontram é, na verdade, uma casa de negociantes, de cambistas, enfim, a casa de Deus negligenciada e desprezada por aqueles que deveriam cuidar do Templo.

O zelo de Jesus pela Casa do Pai consome o Seu coração. O zelo de Jesus pela Casa do Pai leva Jesus a expulsar da casa do Pai aquilo que não é do Pai, aquilo que não é de Deus, aquilo que é enganoso e faz da religião um ponto de exploração para os seus próprios interesses.

Não destruamos o Templo, Casa de Deus, nem o templo que nós somos, o lugar da morada de Deus

É preciso parar, refletir e meditar. Primeiro, o que estamos indo buscar na casa de Deus? O que fazemos da Casa de Deus, como o lugar do nosso encontro com Deus? Estamos verdadeiramente nos encontrando com Deus ou estamos transformando a nossa relação com Ele em relação de brigas, conflitos, interesses pessoais, interesses comerciais e outros tantos interesses?

O lugar do encontro com Deus é, acima de tudo, o lugar da comunhão com Deus, o lugar de oração. Às vezes, é difícil rezar em nossas igrejas, são lugares tão barulhentos, lugares de confusões e disputas. É difícil encontrarmos ambientes onde a alma possa estar verdadeiramente na presença de Deus.

Aqui, tem outra coisa importante, quando Jesus diz àqueles que são chefes do templo: “Vocês podem até destruir esse Templo, mas em três dias eu o levantarei”. É óbvio que quem não tem intimidade com Deus, não entende a linguagem de Deus. Jesus se refere ao Seu Corpo porque Ele é o Templo vivo, o lugar da morada de Deus. Os homens podem destruí-lo, como mataram Jesus, mas o Pai O ressuscitou, O reergueu.

Que possamos entrar no Templo para cultuar, adorar, louvar e sermos reerguidos por Deus. Não destruamos o Templo, Casa de Deus, nem o templo que nós somos, o lugar da morada de Deus.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.