04 Jan 2024

Tenha uma experiência de amor autêntica com Jesus

“Naquele tempo, João estava de novo com dois de seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus!’ Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: ‘Que estais procurando?’ Eles disseram: ‘Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?’ Jesus respondeu: ‘Vinde ver’. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde.” (João 1,35-39)

Meus irmãos e minhas irmãs, impressiona-nos muito a força do contágio daqueles que encontram Jesus. O padre não leu o Evangelho todo, mas, logo a seguir, André, irmão de Simão Pedro — que era um desses dois —, imediatamente vai a Pedro falar: “Encontramos o Cristo (que quer dizer: Messias)”, ou seja, a força daqueles que encontram Cristo torna-se um ímã, uma força de atração.

Certamente, a experiência daqueles que encontram Cristo é tão forte que eles conseguem acender nos outros essa chama, o desejo de ver Jesus e de conhecê-Lo. Como é bonito quando alguém faz uma experiência autêntica e de encontro pessoal com Jesus! Pois, essa pessoa se torna automaticamente transmissora dessa experiência para outros e é capaz de incendiar o coração de outras pessoas. “João transmite aos dois discípulos” — o Evangelho começou dizendo isso —, e esses apontam a Pedro; e assim sucessivamente.

Sei que Cristo entrou na sua vida, Ele entrou na sua história e, hoje, você se torna também anunciador desse mistério! Normalmente, na vida, temos a tendência em guardar para nós as experiências que fazemos. Dê uma olhada no rolo da sua câmera ou no seu aplicativo de fotos e você vai ver quanta experiência que você viveu e que estão registradas através das fotografias.

Precisamos fazer essa experiência viva, comunicante, empolgante, animadora e incendiadora de corações

Não basta a foto, às vezes, a gente posta foto, coloca a legenda daquilo que experimentou, mas, com o Cristo, não dá para fazer assim. A experiência de Cristo não é congelante, a experiência de Cristo não está fixada num tempo; ela é dinâmica, ela se deixa tocar até mesmo por outras realidades.

Eu e você precisamos fazer essa experiência viva, comunicante, empolgante, animadora e incendiadora de corações; não basta só guardar. É claro que, muitas vezes, talvez, você tenha guardado a fotografia daquele dia em que você participou daquele encontro, mas que essa fotografia seja para você um impulso a comunicar essa experiência do Cristo. Não a guarde para você, mas transmita essa experiência para as outras pessoas.

Uma coisa interessante, que aparece no Evangelho, é a prova da anotação da hora que aquilo aconteceu: “Era por volta das quatro da tarde”. Gravar o momento desse encontro é algo que nos garante o quão marcante foi esse encontro.

Muitos de nós lembramos até quando foi a data, quando foi a hora em que encontramos o Cristo. O Evangelho deixa isso bem claro: “Era por volta das quatro da tarde”. Essa hora aqui (a hora décima ou quatro da tarde) era o momento em que se parava de trabalhar, a hora do repouso.

Foi a partir dessa hora que os dois discípulos vão e permanecem com o Senhor, repousam junto d’Ele. Quem encontra o Cristo não vive mais uma vida sozinho, não sabe viver a vida sem o Cristo. Quem O encontra tem que viver sempre ao lado d’Ele e traz sempre o Cristo para todas as suas experiências de fé.

Façamos isto: vamos lembrar, vamos fazer memória do momento em que encontramos o Senhor e vamos transmitir essa experiência a outros corações que também precisam encontrar-se com o Cristo.

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.