21 Jul 2022

Tenha um coração sensível à Palavra do Senhor

“Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’” (Mateus 13,14-15).

Meus irmãos, Jesus foi questionado pelos Seus discípulos do motivo pelo qual Ele, então, falava em parábolas. E Jesus diz que a eles foi concedida a graça de compreender a Palavra, de compreender as parábolas, por isso eles conseguiram, então, fazer um caminho de santidade, porque compreenderam os ensinamentos de Nosso Senhor, mas a outros não foi dada essa mesma graça.

Deus simplesmente fechou o coração de alguns ou, de muitos, para que não compreendessem a Palavra? Na verdade, não é que Deus tenha fechado o coração desses homens, mas eles sim fecharam o coração para Ele. E num coração fechado fica difícil, de fato, de Nosso Senhor entrar.

Nosso Senhor quis e quer entrar, Ele bate sempre à porta do coração do ser humano, mas o ser humano precisa abrir. O Senhor disse, e ensinou aqui aos Seus discípulos: “Embora vejam, embora escutem, não entendem e não aderem”. E aí este versículo disse exatamente isso, o motivo pelo qual não conseguiam compreender: “O coração deste povo se tornou insensível”.

Nosso Senhor quis e quer entrar, e bate sempre à porta do coração do ser humano

A questão daquele tempo é também a de hoje. Não é a falta de anúncio da Palavra, não é a falta da disponibilidade da Palavra de Deus, mas é falta de adesão à mesma Palavra. Quem adere à Palavra do Senhor consegue enxergar, consegue experimentar as graças do Senhor, mas é preciso ter um coração aberto, é preciso se rebaixar. Por isso que, sim, o Verbo Divino se fez carne e habitou entre nós. A Palavra, o Cristo, fez-se carne, fez-se gente e habitou e habita aqui no meio de nós. É necessário também se rebaixar para compreender o Senhor.

Quem se rebaixa e adere à Palavra (semente) lançada pelo Senhor, quem se sensibiliza com a Sua Palavra, esse produz frutos. O que é ser sensível à Palavra do Senhor, senão deixar e dar espaço à Palavra de Deus, a Deus na nossa vida?

Muitos são insensíveis porque querem possuir a Palavra, querem entendê-la simplesmente com o intelecto, simplesmente com a cabeça. Na verdade, devemos nos deixar possuir pela Palavra. Não é possuir a Palavra, mas deixar-nos possuir pela Palavra, deixar-nos possuir pelo Cristo!

Que possamos dar este passo, que possamos ter, então, esse coração sensível: “Eu quero, Senhor. Eu O acolho! O Senhor se rebaixou, eu também me rebaixo para estar contigo. Não quero simplesmente acolher o Senhor, e entender tudo do Senhor e querer… mas quero aderir ao Senhor e quero que o Senhor faça, sim, parte da minha vida. Faça parte, Senhor, da nossa vida!”.

Não querer possuir a Palavra, mas ser possuído pela Palavra, é esse o passo que precisamos dar!

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.