22 May 2022

Tenha sempre Cristo como o centro da sua vida

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ‘Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada’. Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito” (João 14,23.25-26).

Veja, meus irmãos e minhas irmãs, estamos caminhando neste tempo Pascal e vamos em direção ao Pentecostes, essa grande festa, essa grande Solenidade na vida da nossa Igreja.

A Palavra de Deus deste domingo apresenta o Espírito Santo como Aquele que é capaz de recordar todas as coisas que Jesus havia dito. Veja: a atribuição que é dada ao Espírito Santo: recordar todas as coisas.

Vamos entender, a palavra “recordar” vem de “cor”, que é coração, então, é devolver para o coração, ou seja, recentralizar a nossa vida com as coisas importantes que nos ensinou Jesus Cristo. Então, recordar é trazer de volta para o coração, é trazer de volta para o centro, é perceber que nós não podemos abrir mão de determinadas coisas que nos ensinou o Senhor porque sem ela nós nos perdemos.

Se nos esquecemos dessas coisas fundamentais, somos capazes de fazer escolhas erradas, por isso, o Espírito Santo é o Defensor, aquele colocado ao nosso favor para recordar-nos do essencial, senão podemos perder o sentido de viver, podemos perder o sentido de ser cristãos no mundo, de viver na graça de Deus, de lutar pela santidade. Não podemos perder isso, e o Espírito Santo nos recorda o essencial, nos faz centralizar de novo Jesus Cristo.

O Espírito Santo quer nos recordar que nós precisamos ter Jesus Cristo como o centro da nossa vida

Por que vale a pena, todos os dias, me levantar e buscar a fidelidade a nosso Senhor? Por que vale a pena ser padre? Por que vale a pena estar casado? Por que vale a pena ser fiel a Jesus Cristo? Por que vale a pena seguir os mandamentos do Senhor? Esse essencial, essa realidade fundamental quem nos recorda é o Espírito Santo.

Porque, na nossa vida cristã, muitas vezes, as coisas vão sendo esquecidas; Jesus vai sendo colocado de lado, Jesus vai ficando escondido na nossa vida e, por isso, o sentido de escolher pelo Senhor, muitas vezes, pode ser confundido, e aí tudo se torna confuso na nossa vida. Aparece o Espírito Santo para, de novo, nos recordar de que precisamos aderir a Jesus Cristo com todo o nosso coração.

O Espírito Santo nos faz caminhar com os pés no chão, nos faz caminhar na nossa verdade, sabendo que todas as coisas que estão à nossa volta precisam ganhar, em Cristo, um sentido novo.

Talvez, você esteja passando por essa experiência hoje, talvez, o Espírito Santo hoje precise recordar ao seu coração que Jesus Cristo está ficando um pouco abandonado na sua vida, Jesus Cristo está perdendo o lugar para outras coisas, para outras pessoas. É hora de acordar porque o Espírito Santo quer nos recordar de que precisamos ter Jesus Cristo como o centro da nossa vida e as coisas essenciais não podem ser deixadas de lado.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.