“Então, Maria disse: ‘A Minha alma engrandece o Senhor, e o Meu espírito se alegra em Deus, Meu Salvador, porque olhou para a humildade de Sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão Bem-aventurada’” (Lucas 1,46-48).
Hoje é domingo, dia do Senhor! E, hoje, também comemoramos, aqui no Brasil, a Assunção de Nossa Senhora ─ essa festa acontece no dia 15, mas, para que nós, brasileiros, possamos participar melhor, ela é transferida para o domingo.
E aqui vale a pena nós apresentarmos a diferença entre a Ascensão do Senhor e a Assunção de Nossa Senhora: a Ascensão: o Senhor ascendeu aos Céus, pela Sua própria força, pela Sua Graça, porque Ele é Deus; já Maria foi assunta aos Céus, ou seja, Ela foi elevada aos Céus ─ assim cremos ─, pelos anjos. Essa festa está em comum acordo com a festa também da Imaculada Conceição. O Papa Pio XII, em 1950, confirmou esta festa, confirmou este dogma de fé: Nossa Senhora está na Glória, em corpo e alma.
Fala-se também da “Dormição de Nossa Senhora”. É evidente que não há relatos sobre isso, mas a Tradição nos ensina que: Aquela que gerou o Santo, o Cristo; gerou Aquele que salvou a humanidade, o Cristo; gerou a vida; gerou Aquele que é incorruptível; que Ela também foi incorruptível, Ela também foi concebida sem pecado, Ela é a Imaculada. E era justo então, e é justo, que o Senhor tenha elevado Ela aos céus, em corpo e alma.
Faça um caminho de Santidade, para chegar aos Céus, assim como Maria
Esta festa também, é claro, está ligada à ressurreição de Nosso Senhor, o Senhor ressuscitou em corpo e alma. O corpo glorificado do Senhor já está na Glória, não foi encontrado o Seu corpo aqui, na terra. Ele ressuscitou, o sepulcro está vazio! E, como católicos, nós cremos; e a nossa fé nos ensina também que Nossa Senhora foi elevada aos Céus, em corpo e alma.
Hoje, ao comemorarmos a nossa Mãe assunta aos céus, que, em nosso coração, haja esse desejo de também chegarmos ao Céu. E, para isso, percorramos um caminho de Santidade. E Maria, que nos dá tantas lições, Ela que, no cântico, pôde expressar isto: “A minha alma engrandece o Senhor”; Maria não apontou para Ela, apontou para o Alto.
Meu irmão e minha irmã, olhemos para Nossa Senhora e façamos um caminho para o Céu. Busquemos as coisas do Alto e tenhamos Maria como referência; Ela é um caminho seguro que nos leva a Jesus, Ela é um caminho seguro que nos leva à Salvação Jesus, que nos dá o Céu.
Façamos um caminho de Santidade, para chegarmos também ao Céu, assim como a Virgem Maria. Que Ela rogue por nós; e que nós A imitemos, imitemos as Suas virtudes.
A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!