17 Oct 2022

Tenha Jesus como sua única e verdadeira riqueza

“Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens” (Lucas 12,15).

Meus irmãos, Nosso Senhor encontrava-se ali, com várias pessoas, com a multidão, com os Seus discípulos, e alguém chegou até Ele dizendo: “Senhor, Jesus, manda que o meu irmão reparta os bens, a herança comigo”, e Jesus deu, então, esta resposta: “Tomai cuidado, não fui encarregado de resolver essa situação” e, antes, Jesus disse: “Tomai cuidado contra todo tipo de ganância”.

Jesus não deveria responder, não deveria resolver aquela situação da herança, eles precisariam resolver a questão da herança. E Jesus, então, aproveitou para reportar aquela situação, para a verdadeira preocupação que aquele homem deveria ter.

Meus irmãos, também precisamos fazer esse exame de consciência, neste dia, nesta hora. Sim! Verificar o nosso coração; temos sido gananciosos pelos bens, pelas coisas materiais?

Não tenhamos medo de ter Jesus como nosso único e verdadeiro Tesouro

Jesus apontou como um caminho de salvação o desapego, não se apegar aos bens, não se apegar às coisas, mas se apegar unicamente a Ele. Não são os bens que dão a verdadeira riqueza, é Deus quem dá a verdadeira riqueza, é Ele a verdadeira riqueza.

Hoje, comemoramos Santo Inácio de Antioquia, um dos primeiros mártires da Igreja. Ele substituiu o apóstolo Pedro na Igreja de Antioquia, e, naquele tempo, a Igreja sofria grandes perseguições, os cristãos não eram bem vistos, não eram bem acolhidos e eram pressionados a negar a fé. Mas Santo Inácio de Antioquia encontrou o grande tesouro, encontrou Jesus Cristo, por isso, não negou a sua fé. Pelo contrário, ele desejava o martírio — que coisa bonita, minha gente! —, ele desejava até ser triturado pelas feras, porque era isso que acontecia com aqueles que professavam a fé, eram jogados às feras.

E ele dizia isso: “Olha, se vocês me querem bem, não me impeçam de ir para as feras, de ser triturado pelas feras”, porque ele ensinava que ele queria ser como o trigo: moído para se tornar o Pão, a hóstia viva.

Meus irmãos, que, de todo o nosso coração, possamos também trocar tudo pelo Tudo, que é Deus. Não tenhamos medo daqueles que podem atacar o nosso corpo, mas não podem ferir a nossa alma. Não tenhamos medo de ter Jesus como nosso único e verdadeiro Tesouro.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.