03 Dec 2022

Tenha compaixão dos necessitados a sua volta

“Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor.” (Mateus 9,36)

Meus irmãos, era característica de Nosso Senhor Jesus, é a característica de Nosso Senhor compadecer-se dos pequeninos, dos pobres e necessitados. Jesus olhou para aquela multidão – eram como ovelhas sem pastor.

É tão triste ver pessoas se perdendo por falta de uma amizade, por falta de um pastoreio, de uma palavra amiga! E Jesus se compadeceu daquela multidão porque as autoridades — até mesmo religiosas —, que deveriam cuidar dela, não estavam cuidando do povo de Deus.

Jesus se compadeceu daquela multidão, por isso Ele curava, por isso Ele devolvia a vista aos cegos, e os paralíticos Ele fazia andar. Jesus se compadecia daquela multidão, envolvia-se com ela, e por isso Ele foi capaz, sim, de curar muita gente, porque Ele estava ali com o Seu povo, com os Seus.

Jesus tem compaixão de nós e nos provoca a também nos compadecermos uns dos os outros

Meus irmãos, esse “compadecer-se” de Jesus precisa também nos tocar; e talvez você diga: “Eu fui alcançado pela compaixão do Senhor”. Que bom! Agora nós precisamos também ter compaixão uns dos outros.

Jesus tem compaixão de nós e nos provoca, através desse Evangelho, a também nos compadecermos uns dos outros. É preciso crescer em nosso meio o desejo de cuidar.

Quantos são os cegos que estão por aí, porque não têm Deus, não têm a luz que é Jesus! Quantos são os doentes na alma que estão depressivos, que sofrem porque não têm Deus, não têm uma amizade, não têm uma palavra! E nós somos chamados a cuidar como Jesus cuidou.

Hoje, comemoramos São Francisco Xavier, um homem que também cuidou de transmitir a Palavra de Deus, de evangelizar, de transmitir a Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nasceu na Espanha, foi companheiro de Santo Inácio de Loyola; aliás, Santo Inácio de Loyola o provocou com uma palavra: “De que vale o homem ganhar o mundo inteiro se perder a vida eterna?” (Marcos 8,36).

São Francisco Xavier, então, dobrou-se diante dessa palavra e entrou para a Companhia de Jesus, da qual foi fundador. Ele se tornou um grande evangelizador, um grande missionário.

Ele foi à Índia, ao Japão, quase foi para a China para também evangelizar, porém, ficou doente e veio a falecer, mas havia um desejo enorme e profundo de cuidar das almas, de cuidar para que as pessoas morressem em Cristo, morressem na graça.

Meus irmãos, que cresça em nós o desejo de cuidar uns dos outros. O outro merece o Cristo, então, nos compadeçamos dele. Como fez Cristo, como fez São Francisco Xavier, vamos também nos compadecer dos pobres e necessitados que estão a nossa volta, porque estão sem Deus. Vamos oferecer Deus para os nossos.

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.