13 Sep 2022

Tenha compaixão dos mais necessitados

“Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: ‘Não chores!’” (Lucas 7,12-13).

Meus irmãos, acompanhávamos, ontem, o Senhor que estava em Cafarnaum e, hoje, o Senhor está em Naim; — essa viúva era de Naim; fiz um breve cálculo, uma pesquisa, e de Cafarnaum a Naim é cerca de 52 quilômetros; de carro é rapidinho, cerca de uma hora, mas a pé são 10 horas. Jesus estava em Cafarnaum e foi à Naim para dizer o seguinte: que Nosso Senhor vai até àqueles que mais necessitavam.

Não sei a quanto tempo de distância Nosso Senhor está de você; Ele já pode estar aí com você, mas Ele percorreu caminhos e mais caminhos para alcançar aos pagãos e aqueles que acreditavam e aqueles que não acreditavam, e esses são alvos da misericórdia do Senhor. O Senhor tem compaixão por eles. E aqui nós escutamos: “o Senhor teve compaixão daquela viúva”.

Minha gente, com o perdão da palavra, a vida dela, de fato, era sem graça, era uma vida desgraçada. Por que? Porque era viúva, então, não podia contar com o marido, tinha um único filho e o seu filho estava morto. Como ela faria para sobreviver? Possivelmente, teria de se prostituir.

Tenhamos compaixão dos necessitados, é assim que Nosso Senhor age conosco

Está vendo? O Senhor teve compaixão daquela mulher, devolveu a ela a dignidade: “Olha, você não vai se perder porque vou salvar o teu filho, vou lhe dar a dignidade”. Nosso Senhor devolveu a dignidade àquela mulher, teve compaixão daquela mulher e ressuscitou o seu filho.

É interessante as atitudes que Nosso Senhor teve: o Senhor teve, então, compaixão; Ele se aproximou daquela mulher, daquele cortejo fúnebre e agiu, Ele tocou no caixão.

Meus irmãos, são atitudes que o Senhor tem para conosco e que nós também devemos ter para com os nossos. Tenhamos compaixão dos necessitados, vamos nos aproximar dos necessitados, é assim que Nosso Senhor age conosco; e vamos também tocar, envolver-nos com estes que necessitam. Foi isso que Nosso Senhor fez.

Desejo, hoje, que o Senhor alcance você que se encontra assim, como essa viúva desesperada e sem fé. Creia! Nosso Senhor se aproxima de você e Ele tem compaixão de você, Ele se aproxima e também toca o seu coração. Creia e acolha!

E, da mesma forma que Jesus agiu conosco, vamos também agir com os nossos, tenhamos compaixão também dos nossos irmãos, aproximemo-nos dos nossos irmãos e nos envolvamos. Vamos tocar, vamos agir e ajudar esses irmãos desesperados.

O Senhor veio ao encontro, teve compaixão de nós. Sejamos também compassivos com os nossos.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.