11 Jul 2024

Somos chamados a curar, ressuscitar e libertar com gratuidade

“Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: ‘Em vosso caminho, anunciai que o Reino dos Céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios! De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro nos vossos cintos, nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento'” (Mt 10,7-15).

Meus irmãos e minhas irmãs, a marca do cristão é a gratuidade. Justamente porque Nosso Senhor nos resgatou por um amor gratuito e incondicional. Esse é o nosso modelo. Digamos que o salário das ações do cristão é a gratuidade, e gratuidade significa que não busco algo em troca naquilo que faço. Nem monetariamente, mas também nem uma busca de prestígio, de fama, de reconhecimento, de admiração por parte dos outros, nada disso. A pessoa a quem faço o bem deve sair da minha presença sem se sentir devedora de nada.

Isso é a gratuidade. E as ações descritas aqui no Evangelho são maravilhosas. Curar: existem várias modalidades dessa cura, que pode ser física, emocional, psicológica, espiritual. Podemos muito bem ajudar as pessoas a serem curadas de todo tipo de mal, o mal que as impede de enxergar a luz da vida.

Ressuscitar os mortos: aqui não pensemos no milagre extraordinário da ressurreição, mas vamos para o ordinário da vida, onde estão muitos dos nossos irmãos que já não vivem mais uma vida digna. Temos tantos mortos na fé, na esperança, no ânimo, na vida profissional. É preciso levar a vida para essas pessoas e fazê-las sonhar de novo.

A gratuidade se manifesta no amor ao próximo

Purificar os leprosos: quanta gente carregada de sentimento de culpa por anos e anos! Quanta sensação de indignidade, de vergonha pelos pecados que vivem! São as lepras dos tempos atuais que devemos tocar para curar.

Expulsar os demônios: além do rito do exorcismo na nossa Igreja, temos o mandato de Cristo para retirar os nossos irmãos das garras do demônio. Tudo o que danifica a integridade espiritual deve ser tirado da nossa vida e da vida dessas pessoas. Ajudemos as pessoas a se afastarem do mal e a buscarem o bem em suas vidas.

Veja, são inúmeras as obras que, gratuitamente, nós podemos fazer pelos nossos irmãos, sem contar a caridade, seja ela material, mas a caridade feita aos nossos irmãos sem medida. Que Nosso Senhor nos conduza a esta verdade.

Sobre todos vós desça a bênção de Deus todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.