06 Nov 2019

Somente Deus pode ocupar o primeiro lugar em nosso coração

Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14,26).

Jesus está se dirigindo para o nosso coração de discípulos e seguidores d’Ele. E ser discípulo de Jesus não é muito fácil, porque a nossa mentalidade mundana nos impede, muitas vezes, de segui-Lo de todo o coração.

Três verbos são essenciais para o seguimento de Jesus, e todos eles são muito duros, mas necessários para moldar, cuidar, cultivar e formar o verdadeiro coração do seguidor de Jesus Cristo .

O primeiro deles é o verbo “desapegar”. Quem quiser seguir a Jesus tem de ser uma pessoa desapegada. Quem vive um apego demasiado à sua família não consegue seguir a Jesus, porque o tempo inteiro está com a cabeça, o coração, a mente e o sono preso naquela situação.

Desapegar não quer dizer largar, não quer dizer fazer pouco-caso; desapegar quer dizer amar com profundidade, e não de forma doentia, porque todo apego exagerado é uma forma doentia de se viver. Por isso, aquele que é desapegado, confia; é aquele que se entrega para Deus; é aquele que entrega e vive pelos seus, deixando que Deus ensine a cuidar, e não toma para si todas as coisas. Há aquela pessoa da família que quer resolver tudo, tomar conta de tudo, inclusive, nem permite a família amadurecer, em Deus, pelo excesso de apego que tem.

Aquele bem que possuímos e cuidamos é importante para nós, mas não pode ocupar o primeiro lugar no nosso coração

O outro verbo é “renunciar”: “Se vós não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo”. Para ser um discípulo não se pode ser apegado ao outro, não pode ser preso aos bens e as circunstâncias materiais. Tudo o que temos é para promover o bem, fazer o bem, vivermos bem.

Renunciar quer dizer colocar cada coisa no seu lugar. Ou seja, aquele bem que possuímos e cuidamos é importante para nós, mas não pode ocupar o primeiro lugar no nosso coração.

O terceiro verbo tão importante para seguir Jesus é “carregar” a sua cruz, isto é, ter a cruz não somente no peito, e sim como marca da vida. Carregar a cruz é carregar a sua própria vida com as circunstâncias que ela tem; com todas as coisas boas e com as dificuldades; com os problemas; com os desafios; com as necessidades e superações que nós temos; com as doenças, enfermidades e contrariedades. É saber que seguir a Jesus não é deixar de termos isso, mas é assumirmos todas essas coisas com o coração de um discípulo de Jesus.

Que o bom Mestre nos ensine a sermos desapegados, ensine-nos a viver a renúncia para segui-Lo de todo o coração.

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.