Naquele tempo, celebrava-se em Jerusalém a festa da dedicação do templo, era inverno. Jesus passeava pelo templo no pórtico de Salomão. Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, diz-nos abertamente”. Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai, dão testemunho de mim” (João 10,22-30)
As obras que testemunham
Meus irmãos e minhas irmãs, hoje é dia 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima. Minha saudação especial a todo o povo português que acompanha a nossa homilia,. Que Deus abençoe a vida de vocês por intercessão de Nossa Senhora de Fátima, a fim de nós sejamos verdadeiros discípulos de Jesus.
O pedido dos judeus e a resposta de Jesus
Os judeus pedem de Jesus uma fala aberta e franca. O termo usado aqui é parresia, fala-nos abertamente, fala-nos com parresia. Você já conhece essa terminologia usada, muitas vezes, pra falar né do destemor, da coragem, da intrepidez para anunciar o Evangelho. Será que Jesus não foi sempre franco e aberto ao falar da Sua pessoa? Será que é Jesus que não fala abertamente ou são os corações dos judeus que não estão abertos a Sua revelação?
O problema é que eles não queriam se comprometer com aquele messianismo que Jesus apresentava, que se desvelava diante dos seus olhos, por que, a partir do memento em que eles aceitassem Jesus como Messias, teriam que desconstruir o castelo de expectativas e até mesmo ideias errôneas que eles traziam a respeito do Messias tão esperado.
O desafio da responsabilidade
Se eu aceito que a minha vida é um dom de Deus, eu não poderei mais perder tempo e desperdiçar as oportunidades que eu tenho para fazer a minha vida valer a pena. Se eu aceito, que a pessoa que Deus colocou na minha vida é uma forma d’Ele me amar, então eu não poderei mais viver com essa pessoa um relacionamento superficial, eu não poderei traí-la, eu não poderei mais lhe fazer nenhum mal.
É muito mais fácil ficar correndo atrás de sinais e comprovações do que assumir a responsabilidade por aquilo que se apresenta diante dos nossos olhos.
Acolhendo a mensagem de Cristo
Uma revelação tem um preço, não é ? E nós, hoje, celebrando Nossa Senhora de Fátima, nós vemos, na história, o preço que os pastorinhos tiveram que pagar por causa das revelações de Nossa Senhora. Por isso que o mundo de hoje não aceita Jesus como Ele é. Para eles, é mais fácil dizer que Jesus é um qualquer na história da humanidade, porque assim eles podem continuar do jeito que querem, do jeito que bem entendem. E nós vamos escutar a voz de Cristo? Vamos acolher a Sua mensagem e segui-Lo fielmente?
Vamos entrar na dinâmica da revelação de Deus e vamos obedecer a Sua voz? Que Ele nos dê essa graça.
Por intercessão da Sua Mãe Maria Santíssima, abençoe-Vos Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!