28 May 2024

Servir a Deus é uma escolha que traz cem vezes mais felicidade

Naquele tempo, começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo: Quem tiver deixado casa, irmãos, irmã, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante essa vida, casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições, e no mundo futuro, a vida eterna”. (Mc 10,28-31)

Meus irmãos e minhas irmãs, a pergunta de Pedro nos remete diretamente àquele filho mais velho que queria monetizar a sua relação filial com o pai. Quantas vezes nós também agimos assim? Nós monetizamos, é uma linguagem muito atual, né? Ou seja, nós avaliamos o que nós podemos obter fazendo coisas para Deus. Nós buscamos uma paga pelo nosso discipulado.

Basta um momento de tribulação para jogar no rosto de Deus afirmações do tipo: “Eu rezo tanto, eu faço tudo certinho, eu vou à missa sempre. Por que isso comigo?”. Comportamento de quem está pedindo o acerto de contas com Deus. Precisamos rever isso dentro de nós, porque, muitas vezes, essas realidades se escondem dentro das nossas intenções.

Deixar tudo para seguir Jesus

Jesus aceita a pergunta de Pedro porque quer dar a ele e também a nós a certeza do que acontece com aquele que quer servir a Deus. Ganha-se cem vezes o gosto pela vida, por tudo aquilo que ela já nos deu de presente, mesmo que sejam coisas muito simples, mesmo que sejam poucas coisas.

A prosperidade de Deus não é aumentar a sua conta bancária, não é aumentar o seu patrimônio, o seu salário, mas é fazê-lo descobrir que, no pouco que você tem, já existe tudo aquilo que você precisa para ser feliz. Esse é o segredo. Quanto menos se tem, menos tribulações, menos problemas na hora de morrer.

Nós já vimos muitas famílias se dividirem junto com os bens que foram deixados em herança, mas que serviram depois para litígios, para desavenças entre irmãos. Deus nunca abomina os bens materiais. Os bens são uma bênção de Deus, e nós devemos afirmar isso. Ele, no entanto, abomina o apego às coisas materiais e, pior ainda, a cegueira à necessidade dos outros, porque tendo muito, nós fechamos os olhos para aqueles que passam necessidade. Que o Senhor converta o nosso coração. 

Sobre todos vós desça a bênção do Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.