28 Jan 2022

Semeie a Palavra da Vida em seu coração

“Jesus disse à multidão: ‘O reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga’” (Marcos 4,26-28a).

A parábola de hoje, que Jesus nos conta, fala do mistério, da ação da graça de Deus na nossa vida. A graça de Deus que age em mim e em você é um mistério. A semente, uma vez semeada, segue o seu curso normal. Se acolhermos, de verdade, a Palavra da Vida, ela produzirá os seus frutos em nós. Certamente, em um momento ou outro, ela vai produzir frutos, a condição é que ela caia no terreno do nosso coração, é que eu e você permitamos que essa Palavra seja semeada. A única condição é permitirmos que a Palavra de Deus entre e penetre no nosso coração.

Dormir, acordar; dia, noite… É na dinâmica da vida, nos fatos, no repouso, no trabalho, no passar dos dias, é nisso que Deus age. Ele age no nosso cotidiano de uma forma misteriosa. Por si mesma — diz a Palavra — essa semente produz. Em grego, a tradução original é “automaticamente”, ou seja, é a tecnologia do nosso Criador, é a força, é a dinâmica que o Criador colocou dentro de nós, em cada um de nós, que nós chamamos de “dynamis”, o sopro da vida. Em cada um de nós está escondida essa força misteriosa de Deus, e em um momento ou outro da nossa vida essa realidade acontece.

Se acolhermos, de verdade, a Palavra da Vida, ela produzirá os seus frutos em nós

A Palavra sabe o que ela deve fazer em nós. Fique tranquilo, Deus sabe o que Ele precisa fazer dentro de mim e de você. O tempo que nós temos que esperar é o tempo da nossa inatividade, é a nossa impotência, é confiar em Deus e apenas n’Ele. É libertar-nos daquele mal do imediatismo, de querer ver resultados imediatos, é o problema da nossa autossuficiência querermos fazer do nosso jeito. Para a nossa vida eclesial, para as nossas atividades, pensamos: “Vai dar frutos! Mesmo eu não estando ali, vai dar frutos, porque não tenho controle de tudo, Deus sim tem o controle de todas as coisas”.

A nossa força não faz vir mais rápido o Reino de Deus, não nos iludamos com isso! A nossa força não vai fazer com que o Reino de Deus venha mais rápido, ou até mesmo as nossas resistências não poderão impedir o Reino de Deus de acontecer. Quem somos nós para uma coisa ou para outra, para apressar ou para retardar a vinda do Reino de Deus? Porque o Reino pertence ao Senhor.

“Folhas, espigas e grãos”, as etapas do dom de Deus. O que a graça divina, pouco a pouco, vai realizando no meu e no seu coração são etapas, o dom de Deus vai se clareando, o dom de Deus vai se afirmando na nossa vida. Vamos ser fiéis ao que Deus nos dá hoje? Vamos ser fiéis ao que o Senhor nos concede para viver hoje? Na sua realidade, no seu cotidiano, naquilo que você realiza hoje, permita que a ação de Deus aconteça aí.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.