25 Apr 2021

Sejamos ovelhas dóceis à voz do Bom Pastor

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas” (João 10,11).

Hoje, olhamos para Jesus, nosso Senhor e nosso Mestre, Ele é o Bom Pastor. Fico pensando naquela figura das ovelhas que vão atrás do seu pastor, e o pastor vai tocando, direcionando, cuidando e, de repente, tem uma ovelha que foge para cá, o pastor vai lá e a pega; tem uma outra ovelha que cai no meio do caminho, tropeça nas pedras das estradas, e o pastor cuida da ferida dela. Esse é o bom pastor.

O bom pastor dedica-se, dá-se, doa-se para salvar as suas ovelhas. O bom pastor é capaz de morrer para que as suas ovelhas vivam, porque ele dá a sua vida em favor delas. Mas há pastor que tem somente interesse nas suas ovelhas, ou seja, quer apenas ganhar em cima delas, quer apenas alimentar-se e lucrar nas suas ovelhas. Esse não é o Pastor Jesus. Jesus não é só Pastor, Ele é o Bom Pastor.

Vamos render-nos ao coração do Bom Pastor que quer cuidar de nós

A bondade do coração de Jesus reveste-se na doação e na gratuidade; a bondade do coração d’Ele reveste-se no cuidado para as suas ovelhas. É duro, mas é verdade, existe pastor mercenário, e o mercenário não é pastor, porque ele vê o lobo aproximar-se de suas ovelhas, e não as defende, não dá a vida por elas. Jesus, no entanto, como Bom Pastor, não permite que Suas ovelhas sejam roubadas, maltratadas, que elas percam a vida. Ele dá a sua vida para salvá-las.

Assim como Jesus é o Bom Pastor, precisamos ser boas ovelhas do redil d’Ele. E ser bom não é ter a bondade que pretendemos ter e não temos. Ser bom é ser obediente, é escutar, é deixar-se conduzir, é deixar Deus pastorear, formar-nos, educar-nos; é deixar que Ele cuide de nós e conduza-nos.

Assim como há pastores mercenários em todo lugar, há ovelhas rebeldes que fogem, que não se deixam conduzir e seguem somente os impulsos do seu coração, e não deixam Deus dar a direção.

Vamos nos render ao coração bondoso de Jesus, ao coração do Bom Pastor que quer cuidar de nós, curar as nossas feridas, curar o nosso coração, a nossa alma e todo o nosso ser. Vamos nos render ao Bom Pastor que quer nos dar a vida e deixar que a vida d’Ele esteja em nós.

Não sejamos ovelhas rebeldes, mas sejamos ovelhas dóceis à voz do Bom Pastor que nos conduz ao Seu redil e que cuida de nós a cada dia.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.