15 Dec 2019

Sejamos a seta que aponta o caminho de Jesus

Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele” (Mateus 11,11).

João estava na prisão e mandou que seus discípulos perguntassem a Jesus se Ele era mesmo o Messias ou se deveria esperar por outro. Não é que João tivesse dúvida porque Ele sabia quem era Jesus. João queria que os seus discípulos tivessem a convicção de que Jesus estava no meio deles; e precisamos, como discípulos do Mestre Jesus, ter a mesma certeza de que Jesus está no meio de nós.

Por isso, Jesus vai falar quem é João. João é aquele que estava no deserto, aquele que preparou os caminhos do Senhor. João se fez humilde porque era formado na via da ascese, da penitência e da mística do Céu.

Um homem formado pela mística do Céu poda o seu próprio coração para se tornar evangelicamente a seta de Deus. Quando eu digo “seta” quero dizer aquilo que dá a direção, a seta mostra o caminho por onde devemos andar. A seta não é o caminho, a seta nos mostra o caminho, porque João foi a seta que nos mostrou o caminho que é Jesus.

João foi aquele que se tornou a voz por onde a Palavra de Deus ecoou, João era a voz, mas ele não era a Palavra; a Palavra era Jesus. Por isso, João não anunciava a sua palavra, e sim a Palavra de Deus; assim como João não se fazia caminho, mas apontava o caminho que era Jesus.

A seta nos mostra o caminho porque João foi a seta que nos mostrou o caminho que é Jesus

E é assim que precisamos aprender a ser, porque Jesus está dizendo que entre os nascidos de mulher, ninguém foi maior do que João, ninguém anunciou mais o Reino de Deus, preparou o caminho de Deus do que João. Ninguém foi maior profeta do que João, contudo, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele.

O Reino dos Céus que João preparou e anunciou não é para os grandes, é para os pequenos, para os humildes, para quem sabe se humilhar para se tornar pequeno e não para quem reclama o crescimento da sua grandeza, do seu orgulho, da sua soberba, desses sentimentos vaidosos que tomam conta da alma e do coração humano.

Aprendemos com João que a via da salvação é a penitência e a humildade, isto é, aprendermos que não somos o caminho, mas precisamos ser a seta para mostrar o caminho; é aprender que não temos a Palavra, mas que a nossa Palavra precisa ser a Palavra de Deus, única, autêntica, libertadora e salvadora.

Olhemos para João que nos aponta o caminho da conversão. Não podemos seguir a Jesus, se não aprendermos com João Batista o caminho da conversão todos os dias da nossa vida.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.