21 Dec 2023

Seja um verdadeiro missionário e revele Jesus ao próximo

“Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: ‘Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!’ Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?” (Lucas 1,41-43)

O Evangelho de hoje, nos narra a visita de Maria à sua prima Isabel. Maria que, logo após dizer o seu sim a Deus, parte apressadamente para a casa de sua prima, percorre ali uma longa, uma jornada árdua, cerca de três ou quatro dias caminhando e, mesmo estando no início da sua gravidez, Maria seguiu esse caminho sem hesitação, porque não era somente uma visita, Ela estava também em missão.

Maria assumiu não somente a maternidade divina, acolhendo no seu ventre o Salvador, mas Ela também assumiu a missão de comunicar com a sua própria vida Aquele que Ela trazia no seu ventre.

Maria leva, em si, Jesus Cristo; Ela é a portadora dessa mensagem de salvação. E, quando Ela chega à casa de Isabel, podemos compreender o sentido profundo dessa viagem que Ela faz: Isabel, assim que ouviu a saudação de Maria, João Batista pulou no seu ventre — a Palavra nos diz. Maria entra na casa e a sua humilde presença, a sua simples saudação inundou de alegria a todos que estavam ali.

Aquele que é verdadeiro missionário também, a partir dos frutos da missão, revela Jesus Cristo às pessoas

Maria é mãe e missionária. E, sendo essa primeira missionária de Jesus, Ela nos ensina que o primeiro propósito de toda missão cristã é levar a todos a alegria que é Cristo Jesus, é levar a alegria da boa-nova da salvação, a alegria que está ali em inserir a presença de Jesus na vida do outro. Missionário é esse que insere a presença de Cristo na vida do outro, que leva Jesus Cristo, que leva a alegria da boa-nova àquele que precisa, àquele que está triste e sem motivação.

Jesus, nessa passagem, está escondido no ventre de Maria, como se fosse num sacrário, contudo, mesmo estando oculto aos olhos, Ele foi percebido por Isabel. Assim, também acontece com aquele que é missionário, que leva Jesus Cristo. O verdadeiro missionário carrega Jesus escondido em sua vida, carrega Jesus escondido em suas palavras porque sabe que só Jesus pode realizar a missão de transformar, só Ele pode encher a vida do outro de verdadeira alegria.

O autêntico missionário é aquele que não confia nas suas próprias obras, mas confia nessa misteriosa presença de Cristo que age na vida daquele que se entrega a Deus. Assim, como Isabel vê Maria e não vê Jesus, mas sente a presença do Cristo, aquele que é verdadeiro missionário também, a partir dos frutos da missão, revela Jesus Cristo às pessoas.

Isabel ficou cheia do Espírito Santo e clamou em alta voz: “Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”. O missionário também revela esse bendito fruto que é Jesus Cristo, a salvação que é levada também por meio da missão.

Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antonio

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.