03 Jun 2023

Seja humilde e capaz de reconhecer a autoridade de Jesus

“Enquanto Jesus estava andando no Templo, os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram: ‘Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?’ Jesus respondeu: ‘Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderes, eu vos direi com que autoridade faço isso. O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me’. Eles discutiam entre si: ‘Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer: ‘Por que não acreditastes em João?’ Devemos então dizer que vinha dos homens?’ Mas eles tinham medo da multidão, porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta. Então eles responderam a Jesus: ‘Não sabemos’. E Jesus disse: ‘Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas’” (Marcos 11,28-33).

Novamente, podemos ver as autoridades, os sumo sacerdotes, os mestres da lei e os anciãos numa fracassada tentativa de surpreender a Jesus. Essas autoridades se aproximaram de Jesus — que é a sabedoria de Deus encarnada —, não com a intenção de conhecê-Lo ou de aprender com os Seus ensinamentos, mas aproximaram-se com astúcia, com maldade em seus corações; aproximaram-se com segundas intenções.

Os puros de coração são aqueles que são capazes de colher a sabedoria que vem da autoridade de Jesus

E, diante do Evangelho de hoje, nós também podemos fazer uma sincera avaliação: com que disposição eu tenho me aproximado de Jesus? Tenho me aproximado do Senhor com um coração puro, humilde, aberto aos Seus ensinamentos ou tenho me aproximado com o coração contaminado pelas segundas intenções; cheio de pretensões mesquinhas, vaidosas e orgulhosas?

Meus irmãos, às vezes, nós não crescemos em nossa vida interior, não crescemos na virtude, na sabedoria divina e no conhecimento das coisas de Deus porque nos dirigimos a Ele com o nosso coração cheio de nós mesmos, cheio das nossas vaidades e das nossas pretensões.

Somente quem se aproxima de Jesus com o coração puro, despretensioso e humilde é capaz de reconhecer a autoridade d’Ele; a Sua autoridade divina. Quem se aproxima assim de Jesus, com o coração puro, consegue conhecê-Lo, consegue compreendê-Lo e compreender a Sua sabedoria. Porque, vai dizer a Palavra, os puros de coração são capazes de ver a Deus. Os puros de coração são aqueles que são capazes de colher a sabedoria que vem da autoridade de Jesus.

Por isso, nos aproximemos do Senhor com o nosso coração puro, vamos até Ele sem segundas intenções, mas com o desejo, de fato, de aprender da Sua autoridade.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.