28 Jun 2021

Seguir Jesus é trabalhar para ter a vida digna

“As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mateus 8,20).

Veja que é um mestre da Lei, um homem conhecedor da Lei que se aproxima de Jesus e diz: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”. 

Jesus não ilude ninguém, Ele não engana ninguém. “Tu queres me seguir, eu te dou a segurança da vida eterna, mas não te dou a segurança material nem afetiva que você quer e tanto anseia”. As aves do céu têm seus ninhos, as raposas têm suas tocas; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a sua cabeça. O Filho do Homem não se apega a nada, não tem nada, vive despojado.

Seguir Jesus é, muitas vezes, viver na insegurança do mundo em que estamos. “Meu Deus, por que estou passando por isso?”; “Por que estou passando por essa provação de não ter as coisas?”. De forma alguma, não se iluda!

Seguir Jesus é ter momentos onde vamos ter em abundância, mas em momentos não vamos ter nada

Precisamos trabalhar para conseguirmos o nosso pão de cada dia, mas não espere de Deus a estabilidade material. Porque, na verdade, tudo neste mundo é temporal, e se nos apegamos às coisas temporais, não conseguimos nos prender ao essencial, não conseguimos ter a dinâmica, o gosto e o sabor pelo que é do Céu.

Se vivemos presos e se a nossa vida são as vantagens materiais, não conseguimos seguir Jesus, porque ninguém tem neste mundo estabilidade material como queria ter. Você termina de fazer uma casa que durou uma vida inteira, o seu próximo trabalho agora é viver reparando, consertando, arrumando, reformando… Enfim, o que é próprio da vida.

Seguir Jesus é trabalhar para ter a vida digna de cada dia; com certeza, não tenha dúvida nenhuma sobre isso, mas não espere ter a segurança que sempre queremos e buscamos ter.

Seguir Jesus é segui-Lo na sombra e no calor, é segui-Lo na chuva e no sol. Seguir Jesus é ter momentos onde vamos ter em abundância, mas em momentos não vamos ter nada. Como nos diz São Paulo: “Sei viver na abundância e na carência. Sei viver tendo e não tendo” (cf. Filipenses 4,10).

Agora, se você acha que seguir Jesus é sempre ter, é ter aquela estabilidade, é ter prosperidade material, está tendo um engano, porque Ele próprio não teve nenhuma estabilidade material e nenhuma prosperidade, como muitos querem pregar.

“Jesus, eu vou te seguir, mas primeiro deixa eu enterrar meu pai”. Ou seja, queremos neste mundo achar que o pai e mãe não vão morrer. Vamos esperar isso acontecer, mas, às vezes, vamos até primeiro do que o pai e a mãe.

Não é essa a lógica da vida, mas, resumindo, siga Jesus com seu pai e com sua mãe, siga Jesus naquilo que está fazendo, trabalhando, se dando para o Reino de Deus. Não espere a vida estar estabilizada ou não espere que tudo, afetivamente, esteja resolvido. Seguimos Jesus do jeito que estamos, do jeito que somos. Seguimos Jesus com a nossa pobreza e riqueza, mas fazemos d’Ele a nossa única riqueza. Seguimos Jesus amando os nossos, mas fazendo d’Ele o primeiro amor da nossa vida.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.