01 Jun 2024

São Justino e a busca perseverante pela verdade em Cristo

“Naquele tempo, Jesus e os seus discípulos foram a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no templo, os sumos sacerdotes, os mestres da lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade faz estas coisas? Quem te deu autoridade para isso?”.” (Mc 11,27-33)

Amados irmãos e irmãs, neste primeiro dia do mês de junho, nós comemoramos a festa e a memória de São Justino. E ela é pertinente àquilo que o Evangelho nos traz hoje. Os saduceus, os fariseus, os mestres da lei estavam questionando Jesus sobre com qual autoridade Ele realizava os milagres e prodígios. Nós vamos compreender, dentro da vida de São Justino, um homem que buscava e era apaixonado pela Verdade.

Jesus tem autoridade, porque Ele está baseado na verdade do Reino de Deus, do Pai. Por isso, meus irmãos, quem caminha na verdade incomoda muita gente, incomoda aquele que está nas trevas, na escuridão, que não se compromete com ela. Dessa forma, quer ficar justificando e interrogando as pessoas. E Jesus também não escapou desse tipo de pessoas.

Meus irmãos, minhas irmãs, São Justino nos mostra justamente isso. Quem é apaixonado pela verdade e encontra no Cristo a sabedoria vai incomodar as pessoas. Pode ter a certeza de que quem não vive na verdade não vai arrumar problema nenhum. Ninguém vai incomodar, porque já faz parte daquilo que o mundo nos oferece, a mentira.

E São Justino, meus irmãos, fala que só o Cristo é capaz de satisfazer a verdade que nós buscamos. Aqueles homens não estavam buscando a honestidade. Aqueles homens estavam querendo ridicularizar Jesus. Mas Ele, que tem autoridade sobre todas as coisas, consegue fazer também com que eles sejam questionados.

São Justino ensina que ser cristão é viver na Verdade

Diante disso, meu irmão, minha irmã, eu quero falar a você deste santo de hoje. São Justino, apaixonado pela Verdade, compreendeu Cristo como Autor e viveu aquilo que o Evangelho nos fala: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Foi martirizado durante a perseguição do imperador por causa dela.

Percebe, meu irmão, minha irmã, que a ela incomoda aqueles que estão no erro e vão perseguir-nos. Se você se mantiver firme na verdade, Deus não lhe dará garantias neste mundo, mas na vida eterna. Se São Justino foi martirizado porque viveu nela, nós também passaremos por isso. Por essa razão é hora de manter-se firme.

Ele nos ensina a viver com intensidade a fé e o testemunho de Cristo Jesus, a própria Verdade. Se você se mantiver nela, Deus estará contigo. Se você estiver fora dela, não está unido a Cristo, por isso viverá as facilidades do mundo.

Quem quer se comprometer com a verdade precisará passar pelo martírio, precisará ser ridicularizado, questionado, porque a verdade incomoda. E se incomoda, leva-nos para o caminho da vida eterna. Que Deus nos dê essa graça e nos leve a continuar na plena verdade.

Que São Justino rogue por nós e derrame sobre nós a bênção do Deus que é Todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.