21 Jan 2023

Saia de si e ofereça amor aos necessitados

“Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si” (Marcos 3,20-21).

Bem, meus irmãos e minhas irmãs, a casa onde Jesus está não comporta as pessoas que se reúnem dentro dela. Mas, atenção, Jesus sabia muito bem distinguir o que era a multidão e quais eram os Seus discípulos.

Casa cheia não é sinal de discipulado, porque podemos ter os nossos templos repletos de multidão, uma multidão que busca cura, libertação, prosperidade, conforto, bem-estar, paz e sucesso; mas podemos ter os templos vazios dos discípulos de Jesus, que permanecem fiéis, são os discípulos que estão fiéis na doença, na pobreza, na tribulação, no fracasso, na perseguição e na morte.

É uma boa oportunidade esse início do Evangelho, de também visitar a nossa consciência para saber: “Será que sou multidão ou será que sou discípulo?”, “Busco Jesus pelo bem-estar que Ele pode me dar ou para estar com Ele, até mesmo na experiência do sofrimento?”. Jesus sabe muito bem distinguir a multidão dos Seus discípulos.

A segunda parte que aparece aqui no Evangelho é interessante, porque entram em cena os parentes de Jesus, os parentes que, diz o Evangelho, saíram para agarrá-Lo. Eles veem apenas o lado humano de Jesus.

O Senhor nos ensina a não nos fecharmos em nós mesmos, mas a sairmos de nós para dar amor às pessoas

Quantas ideologias atuais tentam também agarrar Jesus e prendê-Lo em conceitos meramente humanos, prendê-Lo em conceitos históricos! Parece que Jesus é só um ser humano bem melhorado, mas não é Deus. Também corremos esse risco nos dias de hoje!

Esses parentes que querem agarrá-Lo… É interessante que quem faz isso são aqueles que estão próximos de Jesus, são os Seus parentes, os próximos. Os padres, os bispos, os leigos engajados, os consagrados, muitas vezes, também nós detemos Jesus, nós O agarramos e prendemos dentro também dos nossos conceitos, dentro das nossas realidades.

Os parentes de Jesus diziam que Ele estava fora de si; todas as ações d’Ele realmente são ações de alguém que está fora de si, não no sentido de uma doença, uma doença psicológica, uma patologia, mas aquela loucura do amor.

Primeiramente, porque Jesus é um “fora de si”, porque Ele estava fora da Santíssima Trindade, saiu para encontrar a mim e a você. Saiu de dentro da comunhão da Santíssima Trindade para dar a Sua vida em resgate à minha vida e à sua vida. Realmente, quem ama é um fora de si, quem não ama está sempre preso dentro de si; quem está fora de si é um amante, e quem está dentro de si é um ensimesmado, temos essa palavra bem forte no português.

Nosso Senhor nos ensina a não nos fecharmos em nós mesmos, mas a sairmos de nós para dar amor às pessoas, para socorrer as pessoas que mais precisam de nós.

Peçamos, hoje, ao Senhor essa graça de sermos os Seus parentes próximos, mas não aquele O agarra, que O sufoca, mas que, conhecendo o Seu coração de perto, possa levá-Lo às outras pessoas para que também todos experimentem a Sua loucura de amor.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.