“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça” (2Tm 3,16).
Hoje, estamos vendo, no Evangelho, Jesus ser questionado e, ao mesmo tempo, responder se Ele era filho de Davi ou não. Segundo a carne e a descendência, Ele é o filho de Davi, mas Ele é mais do que Davi, porque o próprio Davi o chama de Messias e Senhor, no sentido de que Ele é o Messias, o Filho eterno de Deus.
Em outras palavras, Jesus é a Palavra viva e encarnada, é o Verbo de Deus presente no meio de nós. Por isso, Paulo está afirmando a Timóteo e a todos nós que Cristo Jesus é a própria Escritura, é o próprio Deus presente no meio de nós.
Todas as vezes que nos aproximamos das Escrituras Sagradas, aproximamo-nos de Jesus. É Ele que vem até nós e nos fala por meio das Sagradas Escrituras.
Como nos ensina São Jerônimo: “Ignorar as Escrituras é ignorar o próprio Cristo”. Na primeira página da Sagrada Escritura, do livro do Gênesis até a última página, ela nos fala de Jesus, apresenta-nos Jesus e nos conduz a Ele. A Palavra é Jesus, Palavra viva falando ao nosso coração.
A Sagrada Escritura é importante para trazermos os elementos que dão sentido para a nossa fé
Toda a Sagrada Escritura é útil, importante e fundamental para nos ensinar a viver e mergulhar na fé, para nos ensinar a sermos filhos de Deus.
A Sagrada Escritura é importante para argumentarmos e trazermos os elementos que dão resposta e sentido para a nossa fé. Mas ela é útil para corrigir, para educar e para formar o homem e a mulher íntegros, perfeitos e qualificados para toda boa obra.
Permitamos que Jesus nos forme, ensine, eduque e nos direcione pelas Sagradas Escrituras. Sejamos homens e mulheres da Palavra de Deus, onde, a cada dia, tiremos aquilo que o mundo colocou dentro de nós para que Deus fale a nós, para que as Sagradas Escrituras penetrem o nosso interior e sejamos formados na forma e na mentalidade de Deus.
Somos aquilo que alimentamos. Se nos alimentamos com as leituras do mundo, as leituras até muito úteis e boas, a nossa mentalidade vai ser assim. Mas a forma que precisamos ter é a mentalidade, o coração e os sentimentos de Jesus.
Precisamos beber, precisamos nos alimentar e sermos fomentados nas Escrituras, onde o próprio Jesus nos fala, ensina, orienta, admoesta e nos forma para sermos homens e mulheres segundo a vontade do Senhor.
Deus abençoe você!