27 Apr 2019

Ressuscitemos a nossa fé em Cristo

“Maria Madalena  foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar” (Marcos 16,10-11).

Há a Boa Nova e o drama que se segue. A Boa Nova, a nova que é boa para sempre e para o nosso coração, é que Ele está vivo e ressuscitado. Quem O experimentou, quem O viu vai testemunhar para quem não viu, para quem está incrédulo, triste e desanimado, para quem está com o coração todo desalentado, a certeza de que ressuscita também o nosso coração e a nossa vida, a certeza de que Jesus está vivo e ressuscitado.

O que o evangelista Marcos narra são as incredulidades manifestadas de diversas maneiras. Muitos não acreditaram no testemunho de Madalena. Jesus apareceu a dois de Seus discípulos com outra aparência, eles foram também anunciar que viram Jesus, mas também não deram créditos a esses dois discípulos. Jesus também apareceu aos onze, comeu com eles, e Jesus os repreendeu por causa da dureza de coração, por causa da falta de fé e porque não tinham acreditado no testemunho da ressurreição.

Somos esses discípulos, pois, muitas vezes, estamos incrédulos, com o coração endurecido; e se o coração não se abre, não se dilata nem mergulha em Deus, na experiência viva com Ele, também não experimentamos o Ressuscitado, não acreditamos n’Ele e a Sua Palavra não age e nem penetra em nós.

Não deixemos o nosso coração ser tomado pela insensibilidade, porque, daqui a pouco, vai nos faltar fé

Existe uma dureza que percebo cada vez mais presente no meio de nós, e essa dureza se chama “indiferença”. Vamos à Missa, mas, muitas vezes, estamos só de corpo presente, porque o coração não consegue absorver, não consegue experimentar, não consegue mergulhar na presença do Ressuscitado. Às vezes, são os barulhos dentro da igreja, mas não é principalmente o barulho que vem de fora, é o barulho que vem de dentro, é o barulho que está nos inquietando, nos perturbando, está criando toda essa ansiedade que nos envolve, que não nos permite escutar, experimentar nem ver o Senhor.

Não deixemos o nosso coração ser tomado pela insensibilidade, porque, daqui a pouco, vai nos faltar fé, o coração vai se endurecer. Não basta saber que Jesus está vivo, pois os discípulos até sabiam, mas estavam vivendo aquela experiência morta, porque não deixaram a fé ressuscitar com Ele.

Ou permitimos Jesus ressuscitar a nossa fé ou não experimentaremos os frutos da Sua ressurreição em nossa vida. Saíamos da insensibilidade, da frieza, da indiferença, não coloquemos o nosso coração naquilo que nos perturba, mas coloquemos o nosso coração naquilo que nos dá a paz.

A paz que o nosso coração precisa e necessita está na experiência com o Ressuscitado.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.