17 May 2023

Respeite o processo da graça de Deus em sua vida

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará’” (João 16,12-13).

Existe algo na vida espiritual que nós precisamos e devemos aprender a respeitar, que se chama: gradualidade. Ou seja, a ação respeitosa da graça de Deus em nossas vidas. Deus não queima etapas, mas Ele respeita a nossa abertura à Sua graça, que age em nós de uma forma gradual.

Sabemos que a superdosagem faz muito mal para o organismo humano. Qualquer médico vai concordar que o organismo humano precisa de tempo para poder assimilar certas substâncias. Não se engane ao achar que tomando uma maior quantidade de um remédio o efeito será benéfico. Você pode danificar muito os órgãos do seu corpo.

Se nós dizemos isso sobre a nossa dimensão biológica, podemos também, de forma análoga, falar sobre a nossa vida espiritual. Porque, na vida espiritual, também acontece a mesma coisa — gradualidade —, por um simples fato: a incapacidade que nós temos de suportar tudo de uma única vez. Por isso, Deus nos deu a Sua graça, nos dá todos os dias a Sua graça e caminha conosco.

Respeite essa forma gradual de Deus agir com a Sua graça

Tem uma expressão que apareceu no Evangelho de hoje (do grego) “bastazein”, quer dizer,  significa pegar com as mãos, carregar, tomar sobre si, sustentar. Existem situações que nós não somos capazes de pegar com as mãos de uma vez só, de tomar sobre nós, precisamos da graça de Deus.

Jesus constatou que os Seus discípulos são incapazes de suportar toda a verdade, eles precisam pouco a pouco ir conhecendo essa verdade. Por isso, caberá ao Espírito Santo a condução gradativa dos filhos de Deus à plena verdade que Jesus nos diz, à plena verdade sobre todas as coisas e até mesmo sobre as coisas futuras, diz o Evangelho. Ninguém é capaz de ler os sinais dos tempos, se não estiver sob a ação do Espírito Santo de Deus.

Para os “defensores de plantão” da verdade, respeitem o processo de cada um, nem tudo o que deve ser dito deverá ser dito num único momento e de um certo modo. Então, paciência, porque a graça de Deus age assim conosco!

Nesta vida, não haverá um momento em que compreenderemos tudo e saberemos tudo. A vida é dinâmica. Por quê? Porque o Espírito Santo é dinâmico e Ele pouco a pouco nos conduz à verdade plena. Então, respeite este processo da graça de Deus, primeiro, na sua vida e, depois, na vida do outro. Respeite essa forma gradual de Deus agir com a Sua graça. Jesus respeitou isso na vida dos Seus discípulos e nós também precisamos respeitar.

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.