21 May 2023

Reserve, em seu coração, um lugar especial para o Senhor

“Naquele tempo, os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Jesus aproximou-se e falou: ‘Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo’” (Mateus 28,16-17.20).

Meus irmãos e minhas irmãs, hoje é domingo, dia do Senhor, e celebramos com toda a Igreja a Ascensão do Senhor. Para começo de conversa, a ascensão não é abandono de incapaz, ascensão não é um ensino à distância, a ascensão não é uma live que Jesus vai fazer agora direto do Céu, distante de nós. Não tem nada a ver com isso!

Jesus está muito presente, está perto de nós. Ele diz: “Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”. A Ascensão, na verdade, foi o espaço que Jesus deu, foi o espaço que Ele encontrou para que os discípulos vivessem, na prática, tudo aquilo que eles haviam aprendido do Mestre e do Senhor. Porque é assim, não basta só teoria, tem que ter prática. E Jesus, agora, está levando os Seus discípulos e a cada um de nós à prática de tudo aquilo que Ele havia ensinado.

Jesus diz: “Eu estarei”. Quando se tem consciência de quem é uma pessoa em sua vida, mesmo que um dia essa pessoa não esteja fisicamente ao seu lado, ela estará dentro do seu coração para sempre. Você tem comprovação disso na sua vida! Talvez, você tenha pessoas que você ama muito, mas elas não estão ao seu lado fisicamente, elas não estão na sua casa, elas não moram na mesma cidade nem no mesmo país, mas nem por isso elas deixam de existir dentro de você. Por isso, Jesus frisou isso: “Eu estarei convosco”.

A Ascensão é olhar para a terra, mas com o coração nas coisas do Alto

Jesus dá a certeza para os Seus discípulos que toda aquela experiência vivida com eles serviu para plantar Jesus Cristo dentro do coração deles.

Semana que vem será Pentecostes, e Jesus criou um espaço no coração dos Seus discípulos para que o Espírito Santo pudesse entrar. E, cheios do Espírito Santo, eles pudessem viver todos os dias sentindo o quanto eles são amados pelo Pai, o quanto eles são amados pelo Filho.

Por isso, no episódio da Ascensão de Jesus, que nós celebramos hoje, aparecem dois homens vestidos de branco e dizem: “Por que ficais aqui parados, olhando para o céu?” (At 1,11), isso está na Primeira Leitura da Liturgia de hoje. O termo que aparece aqui é “emblepo” (do grego) que significa: fixando. Esses dois homens, representados aqui pela própria presença de Deus, dizem de uma realidade muito forte para os discípulos de Jesus e para todos nós.

A Ascensão não é um ato de adoração apenas, mas ela é um comprometimento com todo o legado deixado por Jesus. A Ascensão é olhar para a terra, mas com o coração nas coisas do Alto; é viver as realidades do mundo com o coração no Alto.

Não é ficar olhando para cima esperando tudo de Deus. É nos comprometer com essa vida, com esse mundo, com as realidades deste mundo, mas com os valores do Evangelho, fixados em Jesus, nas coisas do Alto, e vivendo a temporalidade e as realidades desta vida. Que o Senhor nos ajude com a Sua graça!

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.