A renúncia às seguranças humanas
Naquele tempo, Jesus convocou os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, e enviou-os a proclamar o reino de Deus e a curar os enfermos, e disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho, nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas” (Lucas 9,1-6).
O poder concedido para a missão
Irmãos e irmãs, a missão de anunciar é uma ação mediada pela graça divina, que exige total confiança na Providência de Deus e renuncia às seguranças humanas. Quais eram as seguranças humanas no texto de hoje?
A túnica, o alimento, ter local para dormir.
A graça que capacita para atos sobrenaturais
A autoridade e o poder concedidos por Jesus são manifestações da graça santificante e operante que capacita a cada um de nós a realizar atos sobrenaturais, que também capacitavam os discípulos, por exemplo: com curas, exorcismos, no caso aqui dos discípulos, como sinais da presença do reino de Deus.
A confiança absoluta na Providência
Essa graça é um dom gratuito, que opera na alma do crente, que opera na alma do discípulo e exige cooperação livre e fé para que a missão seja cumprida.
O símbolo do desapego total
A ordem de não levar nada para o caminho simboliza a confiança absoluta na Providência Divina, que sustenta a missão e supre as necessidades dos enviados. Vemos aqui, presente neste texto, uma vontade de Deus antecedente, ou seja, Deus previamente deseja a salvação de todos, mas vemos também uma vontade de Deus como consequência, que se realiza na eleição dos vocacionados, dos chamados a cooperar com a graça.
A cooperação entre a graça e a liberdade
A missão é fruto da graça eficaz que Deus concede a nós, para que queiramos e realizemos o bem, pois, sem a graça, não temos capacidade de nos converter e cumprir a vontade divina.
A parceria entre Deus e o homem na evangelização
A evangelização sempre será demonstração da cooperação entre a graça divina e a liberdade humana.
Deus opera o querer e o agir no ser humano, mas respeita sua liberdade para aceitar ou rejeitar a missão.
Que a graça de Deus, causa da nossa alegria, causa da nossa conversão, também nos mova neste mundo, para que mereçamos futuramente uma vida para sempre, junto com Ele.
Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!