“Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus” (Mateus 16,18-19).
Hoje, a Igreja no Brasil comemora São Pedro e São Paulo, os alicerces da nossa Igreja. A Igreja foi fundada sobre o alicerce dos Apóstolos; o Senhor quis a Igreja, e o Senhor quis colocar Pedro à frente da Sua Igreja.
Hoje, comemoramos essas colunas, esses alicerces no qual toda a Igreja foi construída e tem sido construída: a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por um lado, Pedro, aquele que foi o primeiro dos Apóstolos, aquele que esteve à frente; e depois Paulo, o grande evangelizador, o grande propagador também que escutou muito bem o mandato de Nosso Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16,15).
Meus irmãos, hoje, comemoramos essas colunas da Igreja. E Pedro, no seu jeito mais tempestuoso, mais moldado por Nosso Senhor, foi capaz de conduzir a Igreja. Paulo também na sua ousadia, no seu cuidado pela Lei e tudo mais, mas quando encontrou o Cristo, tornou-se esse grande propagador do Cristo. De perseguidor de cristãos passou a perseguir Nosso Senhor. E foi perseguido porque servia Nosso Senhor, porque amava Nosso Senhor.
Vamos dar a nossa contribuição evangelizando junto com a Igreja, anunciando que Jesus Cristo é o Senhor
O Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 552, ensina-nos: “Cristo, «pedra viva», garante à sua Igreja, edificada sobre Pedro, a vitória sobre os poderes da morte. Pedro, graças à fé que confessou, permanecerá o rochedo inabalável da Igreja. Terá a missão de defender a fé para que nunca desfaleça e nela confirme os seus irmãos”.
Hoje, ao comemorarmos essas duas colunas da Igreja, ao comemorarmos aqueles que estiveram no início da Igreja, queremos também renovar a nossa fidelidade a Deus, renovar a nossa fidelidade à Igreja. O Senhor prometeu que nunca nos deixaria e, de fato, Ele está sempre conosco na nossa Igreja, soprando sobre nós com o Seu Espírito e confirmando-nos através dos nossos Apóstolos.
Hoje também, dia do Papa, peçamos a Deus, Nosso Senhor, que cada vez mais o Papa conduza a nossa Igreja sob a inspiração do Espírito Santo, que cada vez mais nós sejamos boas ovelhas do Bom Pastor, que Deus colocou à nossa frente.
Que nós sejamos santos e valorizemos a nossa Igreja, amemos a nossa Igreja e vamos dar a nossa contribuição evangelizando junto com a Igreja, anunciando que Jesus Cristo é o Senhor. E vamos dar também a nossa resposta como Pedro deu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Vamos dar a nossa resposta, que Cristo é o Filho do Deus vivo com o nosso testemunho, com a nossa vida junto com a Igreja.
A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!