09 Jun 2024

Rejeitar a salvação leva ao pecado contra o Espírito Santo

“Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear a sua casa. Em verdade, eu vos digo, tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem cometido. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado. ” (Mc 3,20-35)

Amados irmãos e irmãs, este é um questionamento que muitos cristãos fazem. Qual é o pecado contra o Espírito Santo? O pecado contra o Espírito é não aceitar a salvação que vem de Deus, ou seja, não aceitar a vontade de Deus, não aceitar Jesus que veio para trazer a salvação.

Diante disso, a liturgia nos chama a olhar para a vida e o mundo cheios de confiança e esperança. Esperança em quem? Esperança no nosso Salvador Jesus Cristo, porque, do contrário, viverá uma vida de angústia, de depressão, de prostração. Por quê? Porque se não acreditarmos que o Cristo que foi enviado se encarnou, morreu, ressuscitou e está vivo no meio de nós pela ação do Espírito Santo, correremos este grande risco de não aceitar os planos de salvação para nós.

O Espírito Santo nos conduz à fidelidade

Isso entristece o coração daqueles que experimentam Jesus e mudam de vida, mas porque não querem mais se comprometer, começam a voltar para as coisas que o mundo lhes oferece. E isso vai fazendo com que percam a confiança e a esperança. Mas Deus não se esquece da Sua aliança.

Quero trazer para você algo importante que diz: “A nossa infidelidade não ofusca a fidelidade de Deus”. O Senhor sempre vai permanecer fiel a nós. Ele sempre vai permanecer fiel à aliança que fez conosco através de Jesus Cristo, enviado para nos salvar, nos trazer liberdade, provocar em nós conversão, maturidade espiritual, para nos levar a progredir na luta contra o pecado e a renunciá-lo.

Esse é o objetivo de Deus, que abandonemos tudo aquilo que ainda nos escraviza a este mundo. Jesus está nos falando, através dessa liturgia, para olharmos para a vida e para o mundo não como se terminasse tudo. Não. Cristo está nos dando a graça de olharmos para Ele e n’Ele termos o nosso porto seguro.

Muitos estão colocando sua segurança neste mundo, nas pessoas, no dinheiro, no poder, no prazer, no ter. Isso vai frustrando o meu e o seu coração. O Senhor quer nos falar, nesta liturgia, para voltarmos o nosso coração para Deus, que faz a Sua aliança no meio de nós através do Seu Filho.

Quem não aceita Jesus, quem não aceita a Sua Salvação, diz a Palavra, está pecando contra o Espírito Santo de Deus. Pecar contra o Espírito Santo é não aceitar a vontade do Senhor nem a sua salvação.

O olhar puramente humano leva a pensar que servir a Deus é perda de tempo. É perda de tempo para aqueles que não acolhem nosso Senhor. Que Deus lhe dê essa graça, hoje, de viver e permanecer na Sua vontade.

Que Deus o abençoe, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.