08 Jan 2023

Reconheça Jesus como o Salvador da sua vida

“Eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: ‘Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo’. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra” (Mateus 2,1-2.11).

Estamos hoje na celebração da Epifania do Senhor. Epifania significa “manifestação”, Deus se manifestou na fragilidade de uma criança. Esse é o grande absurdo da história da humanidade; o maior absurdo, Deus se fazer tão frágil numa criança.

Mas vamos aos personagens que nós destacamos do Evangelho de hoje: os Magos. Os Magos precisam ser bem compreendidos, viu!? Os Magos eram homens sábios — por favor, não confundamos os Magos com bruxos ou coisas do tipo —, eram intérpretes dos sonhos.

E eles são convocados para interpretar o maior sonho de Deus. “Sonho”, aqui, nós entendemos como o desígnio de Deus pela humanidade, a vontade de Deus pela humanidade. Esses homens são chamados para interpretar o maior sonho de Deus: o Seu Filho Jesus, a chegada do Seu Filho Jesus.

Quando reconhecemos Jesus, o efeito é a abertura de coração, é oferecer a nossa vida para Ele

E diz a Palavra que eles são do Oriente. Oriente é o lugar onde o sol nasce, mas, sem o Cristo, eles permaneceriam na escuridão. E esses homens sábios, de grande conhecimento e sabedoria, dão para nós esta ideia e esta certeza: nenhuma ciência ou nenhum sábio deste mundo pode contribuir com a humanidade, se não tiver Cristo como o fenômeno a ser observado, e observado bem de perto e com coração. A ciência precisa se dobrar a isso.

E coitada da ciência quando ela não se dobra a isso, nós vemos no mundo de hoje quantas consequências dramáticas e cruéis que a própria ciência colhe, quando não considera o maior fenômeno: Jesus Cristo, o Senhor.

Esses homens sábios, esses homens de ciência, acolhem a manifestação de Jesus, acolhem o Senhor e se aproximam d’Ele; vão para adorá-Lo. “Proskineo”, que é o termo grego aqui, é um ato de adoração, de prostração, e assim eles o fizeram.

Diz a Palavra que, ao entrar naquela casa, eles se ajoelharam, se colocaram diante de Jesus e O adoraram como Senhor e Salvador. E qual foi o efeito dessa adoração, desse ato de reconhecimento? Eles ofereceram os seus dons, abriram os cofres do coração e apresentaram presentes.

Quando nós reconhecemos Jesus, o efeito é a abertura de coração, é oferecer a nossa vida, é oferecer tudo o que temos e somos para Ele, porque a nossa vida passa a não ter mais sentido se não tiver Jesus como Senhor e como Salvador.

Presentes inusitados para uma criança: ouro, incenso e mirra, esses não são presentes comuns a se dar num chá de bebê, mas, na verdade, essa criança não era qualquer criança, era o Senhor. E para Ele o ouro da Sua realeza, o incenso da Sua divindade e a mirra para ungir o Seu corpo ressuscitado eram muito significativos, pois eles estavam diante de Deus!

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.