23 May 2025

Reciprocidade a Cristo

Naquele tempo, disse Jesus aos Seus discípulos: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que eu vi de meu Pai” (João 15,12-17).

Amizade com Jesus

Meus irmãos e minhas irmãs, uma das afirmações mais belas de Jesus: “Vós sois meus amigos”. É lindo escutar isso, é forte, é impactante! Porém, essa linda afirmação foi feita a quem? A Judas, que acabara de sair para entregar Jesus; a Pedro, que O negaria pouco tempo depois; e aos demais, que abandonaram Jesus no Getsêmani por medo.

E Jesus os chama de amigos

Nós sabemos que só podemos chamar alguém de amigo se existe uma reciprocidade. Não há amizade de uma única parte. A amizade pressupõe uma reciprocidade. As duas pessoas precisam se amar e se considerar reciprocamente.

Mas onde estava essa reciprocidade dos discípulos? Já que a Jesus eles vão responder traindo, negando, abandonando. Onde está essa reciprocidade? Aqui que está o mistério, porque Jesus viu o que nós não vemos. Jesus conhecia os Seus discípulos em profundidade.

Nós temos as atitudes externas dos discípulos, mas Jesus conhecia as intenções do coração. Jesus conhecia as motivações mais escondidas. Jesus viu o olhar arrependido de Pedro, que chorou amargamente após a negação. Jesus viu o discípulo amado ao lado de Sua Mãe aos pés da cruz.

Certamente, Jesus queria ter visto também o olhar de Judas, mas nós sabemos que o amor também não obriga ninguém, ele deixa livre a escolha. Por isso o nível de amor que Jesus tem por nós ultrapassa os nossos limites e os nossos pecados. Jesus, quando nos olha, ele vê a possibilidade de amor que está escondido dentro de nós, as nossas infidelidades, pecados, e Ele vai além das aparências.

Jesus escolheu livremente nos amar dessa forma. Então, eu lhe pergunto: se você escolheu amar alguém na sua vida livremente, pare de cobrar o amor dessa pessoa. Pare de comparar o amor que você recebe dela ou que ela pode lhe dar. Pare de exigir dela aquilo que nem o próprio Deus exige de mim e de você. Comece você a amá-la sem medida, do jeito que Jesus fez. Certamente, o seu gesto de amor vai fazer também brotar, no coração dessa pessoa, gestos de amor.

Foi assim que Nosso Senhor fez conosco.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.