16 Jul 2024

Quem está dentro dos princípios do Reino pertence a família de Deus

“Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha, tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”. Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?”. E estendendo a mão para os discípulos, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos! Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.” (Mt 12,46-50)

Meus irmãos e minhas irmãs, hoje nós celebramos a festa de Nossa Senhora do Carmo. E no dia da Virgem do Carmo, somos chamados a refletir sobre a nossa pertença à família de Cristo. É isso que o Evangelho nos propõe. Não pelo sangue, mas pela vivência do Evangelho, nos tornamos membros da família de Deus. Não pelo sobrenome que pudéssemos ter de Jesus, mas simplesmente pelo nosso nome que foi pronunciado no dia do batismo e nos fez participantes da graça de sermos contados entre o número dos filhos de Deus. Essa é a graça que nós recebemos.

Maria é duplamente Mãe de Jesus, pela carne e pelo cumprimento da vontade de Deus. Cumprimento que chegou à perfeição quando, aos pés da cruz, Maria se une ao seu filho, crucificando junto dele o seu coração imaculado. Ela fez perfeitamente a vontade de Deus.

A alegria de pertencer à família de Deus

Nem a mãe de Jesus arrogou para si o privilégio de sentar-se nas primeiras fileiras quando Jesus fazia o seu discurso. Você viu no Evangelho, Maria estava do lado de fora com os chamados irmãos de Jesus, mas, na verdade, eram parentes próximos. É de uma humildade tremenda a atitude de Maria, que não quer ser privilegiada com os lugares nesta terra, porque Maria pensa nas moradas eternas.

Um belo ensinamento para todos nós, no que, muitas vezes, instintivamente, queremos os privilégios. Pela nossa natureza corrompida, queremos os privilégios desse mundo, muitas vezes nos apegamos ao nome da nossa família, sobretudo, se isso nos dá cargos e honrarias. Tudo isso vai passar. O que contará no final é se fizemos a vontade de Deus.

Por isso, quem está dentro dos princípios do Reino de Deus, esse sim pertence à família de Deus. Nas palavras de Jesus: “É meu irmão, é minha irmã e é minha mãe”. Nós queremos pertencer à família de Jesus. Por isso, façamos em tudo a vontade do Senhor.

Sobre todos vós desça a bênção de Deus todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.