02 Jul 2024

Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

“Naquele tempo, Jesus entrou na barca e seus discípulos o acompanharam. Eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus dormia. Os discípulos aproximaram-se e o acordaram dizendo: “Senhor, salva-nos, estamos perecendo”. Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?”. Então levantou-se e ameaçou o vento e o mar e fez-se uma grande calmaria.”

Meus irmãos e minhas irmãs, um homem que controla ventos e mar. Nós já vimos um personagem desses na Bíblia. Não se trata de um super-herói, daqueles filmes da Marvel, mas sim de Moisés. Foi Moisés na saga do Êxodo. Na ocasião, Deus disse a ele: “Por que clamas a mim por socorro? Dize aos israelitas que se ponham em marcha. Quanto a ti, ergue a vara, estende a mão sobre o mar e divide-o para que os israelitas passem em seco pelo meio do mar”. Isso está lá no livro do Êxodo.

O que não devia ter de vento no meio daquele mar, não é? Que força aquelas ondas não deveriam fazer para romper aquela eira que se abriu com o cajado de Moisés! Um episódio que deixou claro aos israelitas o poder de Deus e a força da confiança que devemos ter n’Ele. Foi um exercício de muita confiança que Moisés e o povo precisaram ter na palavra do Senhor. E isso eu ligo ao episódio de hoje, porque, no Evangelho de hoje, temos o novo Moisés, Jesus.

É Cristo quem acalma o vento e o mar

Agora, Ele não usa mais o cajado, porque profere uma palavra de ordem. Justamente porque Ele é a palavra de ordem que põe fim a toda ameaça contra aqueles que O amam. É a Sua palavra a ameaçar o vento e o mar das nossas tribulações.

Existem situações que fazem uma pressão enorme sobre nós. Veja isso, hoje, na sua vida, contemple isso na sua vida hoje. Mas essas forças descomunais da natureza, vento e mar, se tornaram frágeis diante da potência de Cristo, o filho de Deus. O segredo é confiar na Palavra de Cristo, é obedecer aquilo que Ele nos diz, porque assim veremos a glória de Deus se manifestar bem diante dos nossos olhos.

Não importa a situação que esteja enfrentando hoje. Não importa a pressão que esteja sobre você nesse momento. Importa confiar na palavra de Cristo, importa confiar que Ele pode mudar todas as coisas. Ele que acalmou o vento e o mar pode também acalmar as nossas tempestades.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

 


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.