03 Mar 2023

Quebre os sentimentos maldosos que existem dentro de você

“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno” (Mateus 5,20-22).

Meus irmãos e minhas irmãs, ser justo é fazer como Deus faz. A vida cristã vai sempre nos pedir algo a mais, porque nós somos chamados a imitar Jesus Cristo. E Jesus trouxe o mandamento novo, Ele trouxe um jeito novo de viver, um jeito novo de se relacionar com Deus, com os outros, com o mundo.

E nós precisamos aprender do coração d’Ele. Por isso que o nosso exercício quaresmal vai ser de nos aproximarmos cada vez mais de Cristo. Podemos dar algo a mais, podemos dar um passo a mais!

Bom, o Evangelho nos apresenta coisas bem interessantes: não basta não sermos assassinos para dizer que cumprimos o mandamento de Deus. Se apenas não matamos alguém fisicamente — porque o mandamento é esse “Não matarás” –, isso não quer dizer que estamos cumprindo a Lei de Deus, mas precisamos arrancar de dentro de nós tudo o que pode nos conduzir a um assassinato.

Hoje, o Senhor quer purificar esses sentimentos, as nossas palavras para que nós amemos de verdade

Raiva, ódio, desejo de vingança, insultos, palavrões, palavras ofensivas são todas as raízes do mal que estão dentro de nós e que nós precisamos arrancá-las. Não pense você que Caim matou Abel da noite para o dia. Não! Caim foi gestando dentro dele atitudes e sentimentos que levaram ao assassinato do próprio irmão.

A Palavra de hoje nos convida a arrancar a raiz desse Caim que está dentro de nós. Certamente, como eu falei, aquela atitude de Caim chegou a um extremo, mas certamente ele foi dando concessões, pouco a pouco, até chegar a matar o próprio irmão.

Com certeza, o seu coração já estava, naquele momento, possuído pelo ressentimento, pelo seu complexo de inferioridade, pela inveja do irmão, pela revolta contra Deus, pelo sentimento de comparação doente que estava dentro do coração de Caim. Por isso, dar espaço à cólera é sempre errado. Não podemos deixar que a cólera cresça dentro de nós. A raiva só serve para nos contaminar e impedir a nossa visão justa sobre as outras pessoas.

Jesus, hoje, nos convida, no Evangelho, a quebrarmos os sentimentos maldosos que existem dentro de nós. Desde o primeiro momento que eles surgem dentro de nós, precisamos rompê-los. Porque se deixamos que a raiz de uma pequena coisa fique dentro de nós, isso pode crescer, isso pode chegar ao rompimento de um relacionamento, ao fim de um matrimônio, de uma amizade, ao rompimento das nossas relações.

Veja as palavras que aparecem no Evangelho: “patife”, “tolo”; você poderia elencar outras palavras ofensivas que talvez tenham permeado o seu vocabulário. Hoje, convido você a ter a coragem de arrancá-las do seu coração e da sua boca, para que a sua oferta a Deus seja sempre feita de coração purificado.

Para que nós possamos celebrar bem a Páscoa do Senhor, precisamos nos purificar. E, hoje, o Senhor quer purificar esses sentimentos, as nossas palavras para que nós amemos de verdade, como Ele amou.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.