14 Oct 2013

Que todos sejam verdadeiros discípulos de Jesus

Que todos nós sejamos verdadeiramente discípulos da escola de Jesus. Que Ele nos ensine como aprender a viver de Seu modo, de Sua maneira e do Seu jeito. 

Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo” (Rm 1,6). 

Nesta segunda-feira, enriquecidos pela graça da Palavra de Deus, temos também a graça de começar a meditação de uma das cartas mais ricas em ensinamentos espirituais e morais para a nossa vida. A carta que Paulo escreveu aos romanos – povo romano, que vivia em Roma, povo pagão. A capital do Império. O apóstolo fez questão de exercer, com eficácia maior, o apostolado entre os gentios. 

A carta que Paulo escreveu aos romanos é para todos nós, porque de origem todos nós somos judeus, todos somos também pagãos, por isso fomos chamados, graças à misericórdia de Deus, a fazer parte do povo eleito. 

Por essa razão, o apóstolo Paulo nos diz que a sua vocação, o seu apostolado, é levar a obediência da fé a todos os povos pagãos para a glória do nome do Senhor. Entre esses povos, estamos nós: chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 

A vocação ao discipulado – que nos ensina a estar aos pés do Mestre Jesus para que com Ele aprendamos a viver – é destinada a todos. “Ide e fazeis discípulos meus, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. É a recomendação de Jesus a nós. 

Portanto, nós não somos somente filhos de Deus, a graça que o batismo nos concede é de sermos filhos e também discípulos, seguidores do Mestre Jesus. Então, hoje é dia de revermos a nossa conversão ao discipulado. É bom lembrar que discípulo é aquele que aprende, é aluno, aquele que vai aprender como fazer e como viver com o mestre. 

No mundo em que vivemos, existem tantos mestres – mestre da culinária, mestre do esporte… Mas Mestre da vida, nós temos apenas um por excelência: Nosso Senhor Jesus Cristo. É com Ele que queremos aprender a ser homens de verdade. 

É esse Mestre quem nos ensina e nos dá a graça de vivermos na profundidade desse apostolado. Que todos nós sejamos verdadeiramente discípulos da escola de Jesus! Que Ele nos ensine como aprender a viver de Seu modo, de Sua maneira e do Seu jeito. 

Um bom discipulado de Jesus para todos nós! 

Deus abençoe você!

:: Ouça esta reflexão no Canal Pod Homilia

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.