“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo” (Mateus 1,20).
Toda a Igreja em festa celebra o seu patrono, São José, aquele que é o guardião da Sagrada Família, aquele que é o guardião dos grandes tesouros de Deus nesta Terra: Seu Filho Jesus e a Mãe d’Ele, a Virgem Maria. José é também guardião e modelo da Igreja, é aquele que protege, intercede e advoga por ela.
Se São José é modelo para toda a Igreja, ele também o é para cada uma de nossas famílias. Cada pai, cada mãe de família deve sempre olhar para São José e ter nele um referencial. Ele é um homem de profunda fé em Deus, uma fé de confiança e abandono, uma fé de entrega, de deixar-se guiar e conduzir por Deus.
São José, relembrando aquele José do Egito, é também um homem de sonhos. Ele tinha o sonho de construir e edificar uma família, o sonho de ser um bom pai, o sonho de cuidar de Maria, mas ele transforma seus sonhos no sonho de Deus.
O sonho de Deus se realiza em José, porque é através dos sonhos que Deus intervém na vida dele e fala ao seu coração. Quando José não entendia o que estava acontecendo com Maria, não era por desconfiança dela, mas por ainda não ser capaz de penetrar nos mais profundos mistérios de Deus.
José é guardião e modelo da Igreja, é aquele que protege, intercede e advoga por ela
É Deus quem intervém nos seus sonhos e lhe mostra: “José, não precisa ter medo, porque o que se realiza em Maria é obra do Espírito Santo”. José recebe Maria em sua casa para amá-la e para cuidar dela.
Aquele que recebe Maria é aquele que também quer receber cada um de nós para nos guardar, proteger-nos, defender-nos e desviar-nos do caminho do mal. E quando Jesus nasce, Herodes quer perseguir e matar aquela criança, e, mais uma vez, Deus intervém nos sonhos de José, que foge e deixa-se conduzir por Deus para evitar o mal.
Quantos males estão tentando jogar sobre nossas casas e famílias, quantos males tentam nos afligir a cada dia! Recorramos à proteção de São José, para que ele nos ensine, primeiro, a ser justos, santos e pessoas de profunda fé em Deus, e que ele nos ensine o caminho do abandono e da confiança em Deus.
Que José nos ensine a abandonar os sonhos humanos, para que os sonhos de Deus também se realizem em nossa vida. Que José nos ensine a ouvir a voz de Deus, que fala a nós pelos sonhos, pelos anjos e pela Sua presença àquele que se faz dócil a Ele.
José, ensine-nos a docilidade a Deus em todas as situações de vida.
São José, rogai por nós!
Deus abençoe você!