11 Nov 2021

Promovamos o Reino de Deus em nosso meio

“O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós” (Lucas 17,20).

Começamos com essa afirmação de Jesus: o Reino de Deus está no meio de nós. Algumas pessoas perguntam: “Onde está Deus?”, “Quando é que vai chegar o Reino de Deus?”, “Quando é que vão passar essas coisas tristes e desastrosas no mundo em que estamos?”. É claro que chegará um tempo onde tudo será transformado, mas não é por esse tempo que nós aguardamos sem primeiro vivermos o tempo em que estamos, e nesse tempo em que estamos, Deus está no meio de nós.

Precisamos reconhecer, primeiro, porque Ele veio, Ele assumiu a nossa natureza humana, fez-se carne, habitou entre nós, viveu no meio de nós e está entre nós, e precisamos construir o Seu Reino, que acontece quando me converto para Ele.

O Reino de Deus acontece quando levo Deus onde estou, naquilo que realizo, quando respeito a presença d’Ele

O Reino de Deus não é uma coisa ostensiva, não é espetáculo, não é mágica. O Reino de Deus é transformação, é conversão, é perdão, é amor, é misericórdia, é bondade, é reconciliação. Quando colocamos em ação o Evangelho, o Reino de Deus acontece, ele está aqui no meio de nós. Por mais que tenhamos tantas coisas ruins, que tenhamos tantas maldades e desastres no mundo em que estamos, o mal nunca será maior do que o bem. Ainda que haja muitas pessoas praticando o mal, fazendo o mal, o bem de Deus — porque Deus é bom e quem realiza o bem, espelha a bondade d’Ele — faz o Reino d’Ele acontecer.

Precisamos promover o Reino, e mais do que esperar que ele venha na sua forma Triunfante e final (porque ele vai chegar no seu tempo), é preciso que, no tempo de agora, vivamos a lógica, a dinâmica, a transformação de que essa sociedade precisa, que é viver o Reino de Deus em todas as situações.

Precisamos do Reino de Deus no mundo da política, dos negócios, no comércio, nos serviços; precisamos do Reino de Deus nas escolas, nas faculdades, em nossa casa, em nossa família. E o Reino acontece quando levamos o Senhor onde estamos, naquilo que realizamos, quando respeitamos a presença d’Ele e quando nos convertemos.

Muitas vezes, buscamos Deus nas igrejas, e Ele ali está, porque ali nos alimentamos, comungamos, realizamos a comunhão, celebramos a presença d’Ele. Mas esse Deus não pode ficar comigo só na igreja, porque, muitas vezes, nem na igreja vivemos comunhão com Ele, mas onde quer que estejamos, precisamos ser a presença viva do Reino no meio de nós.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.