10 Jan 2023

Proclame a Palavra de Deus na situação que você vive

“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele”! (Marcos 1,24-25).

Voltamos, hoje, ao Tempo Comum na Igreja, meus irmãos! Tempo Comum que, na verdade, é um tempo extraordinário, porque Jesus Cristo está no meio de nós. Então, todos os dias, para nós são extraordinários, porque a graça de Deus está conosco.

E, no Tempo Comum, Cristo está presente como Mestre, porque a Palavra de Deus diz que Jesus estava na sinagoga. Jesus estava ensinando para os judeus — a chamada “escola sinagogal” era muito importante. A sinagoga era um lugar onde os judeus meditavam e estudavam a Palavra de Deus e deixavam-se formar por ela.

A sinagoga nasceu no tempo do exílio da Babilônia, quando o povo de Deus foi tirado da sua terra e levado para uma terra estrangeira. E lá, para que eles não perdessem, no coração, o amor a Deus e o seu ato de adoração, começaram a se reunir para meditar e estudar a Palavra, e justamente para deixar viva a memória da intervenção de Deus na história daquele povo. E aí surgiu a sinagoga, como esse lugar de aprender sobre Deus.

Jesus está na sinagoga, justamente com seus irmãos, aprendendo de Deus e ensinando sobre Ele. Porque, na verdade, o bom mestre é aquele também que se coloca com humildade para aprender. Nosso Senhor nos ensinou isso.

Faça da Palavra de Deus um diário para a sua vida, um diário espiritual

Na sinagoga, o efeito da Sua Palavra, qual é? A libertação do demônio, a expulsão de satanás do coração do ser humano. Veja o poder da Palavra! Nós, muitas vezes, desconsideramos o poder da Palavra de Deus.

Quando você passar por uma tribulação, uma tentação, uma provação, pegue a Palavra de Deus, reze com ela, proclame-a na situação que você vive, faça da Palavra de Deus um diário para a sua vida, um diário espiritual — nos ensinou Monsenhor Jonas Abib a fazer um diário espiritual. Todos os dias, deixar que o nosso coração tenha contato com a Palavra de Deus.

O demônio diz: “Que queres de nós?”. São muitos os espíritos do mal contra a obra de Deus, são muitos os espíritos malignos que querem nos afastar d’Ele, mas o mal já tem na pergunta a sua resposta: “Viestes para nos destruir?”. Sim, Jesus se manifestou para destruir as obras das trevas, porque o mal não se sustenta.

Veja, até o demônio já sabe qual é a finalidade da presença de Jesus no mundo, até o demônio sabe que Ele veio para destruir as suas obras. Muitas vezes, ignoramos essa verdade, muitas vezes nós desacreditamos dessa verdade de que Jesus se manifestou para destruir as obras do mal.

Quantas vezes somos negativos, quantas vezes somos pessimistas, quantas vezes imaginamos que as estruturas desse mundo vão um dia poder vencer Nosso Senhor! Quantos de nós perdemos, muitas vezes, a esperança de realmente acreditar que céus e terras passarão, mas a Palavra de Deus não vai passar jamais. O mundo pode fazer muito barulho, satanás pode fazer muito barulho, mas a palavra final pertence a Nosso Senhor.

No final do Evangelho, Ele diz: “Cala-te”, ou seja, Jesus amordaçou satanás, a única voz a ser ouvida é a voz de Cristo, e essa permanecerá para sempre.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.