24 Oct 2024

Príncipe da Paz

“Vós pensais que eu vim trazer a Pai sobre a Terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão” (Lucas 12,51).

Meus irmãos e minhas irmãs, este Evangelho é um tanto provocativo, mas também, às vezes, um tanto contraditório. Jesus, que veio para trazer a paz, diz que não veio trazer a paz. Vamos explicar isso. Jesus fala isso porque nós não estamos naturalmente prontos para acolher toda a plenitude de Deus. Por que, meus irmãos? Só pelo combate espiritual que se chega a tal plenitude. Então, é preciso preparar o campo do nosso coração para estarmos inseridos nesta realidade. Estamos em constante combate.

Essa paz que Jesus está dizendo é justamente isso, nós não podemos ficar acomodados, de braços cruzados, e não nos prepararmos, porque a própria Palavra de Deus diz, através de São Pedro, que o demônio está a nosso derredor 24 horas tentando nos abocanhar, nos destruir.

Paz inquieta

Mas Jesus, também, que se declarou pela paz, diz do falso pacifismo, da confusão, da tristeza. É disso que Jesus está falando quando diz que Ele não veio para trazer a paz. Para contrariar, não é? Essas pessoas que se dizem pacificadores, mas, ao contrário, geram tristeza, geram confusão. É disso que o Senhor está alertando, por isso esse combate espiritual.

“Vim estabelecer a divisão.” Como é possível? Jesus explica isso. Ele, na Última Ceia, rezou para que todos tivessem um só coração e uma só alma. E, no mundo moderno que nós estamos vivendo, isso está sendo tirado do nosso horizonte. Não é?

Temos o mesmo sentimento de Cristo, amar como Jesus amou, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu, sentiu o que Jesus sentiu. Isso, meus irmãos, traz a verdadeira paz uns para os outros. É nessa dimensão que o Senhor está nos falando sobre esta paz. Por isso, meus irmãos, não se trata de uma contradição daquilo que Jesus está falando, mas de um aprofundamento.

Para abrir o coração e o meio em que vive a Paz de Cristo, o discípulo deve buscar isso de forma muito clara e muito consistente. Jesus mesmo disse, quando os discípulos estavam trancados após a Sua Paixão, Morte, mas também a sua Ressurreição. Jesus entrou no meio deles e disse: “A paz esteja convosco!” Só Jesus pode nos dar a paz, só Jesus pode nos dar a plenitude.

Por isso, meus irmãos, Jesus também disse: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”, mas não a paz que o mundo lhe dá. Por isso, Ele está dizendo desses pacificadores que geram confusão, geram tristeza e confusão no meio de nós. Sejamos homens pacificadores, mas com o olhar de Cristo.

Que o Senhor nos ajude, que Ele nos dê toda a atenção necessária, assistido pelo Espírito Santo, para não cairmos nesse pacifismo, mas para cairmos naquilo que Jesus nos fala, vivermos a paz que Ele nos dá.

Que o Senhor nos abençoe, que Ele nos guarde, nos proteja de todo mal, dando-nos a Sua bênção. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.