“Naquele tempo, Jesus perguntou aos discípulos: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’ Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo’. Jesus respondendo lhe disse: ‘Feliz és tu Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja'” (Mateus 16,13-19).
A Cátedra do Apóstolo São Pedro
Meus irmãos e minhas irmãs, nós celebramos, neste dia de hoje, com toda a Igreja, a Cátedra do Apóstolo São Pedro.
Literalmente, a Cátedra é a cadeira fixa do bispo posta na igreja matriz de sua diocese, por isso chamada de catedral, e daí vem o nome. Ela constitui a autoridade do bispo, em particular o seu magistério, o conjunto dos ensinamentos evangélicos que ele, enquanto sucessor dos apóstolos, é chamado a conservar e também a transmitir para a comunidade cristã a ele confiada naquela diocese.
A Igreja, o Magistério, a Tradição e a História
Por isso eu, realmente, não entendo como alguns cristãos criticam tanto a Igreja católica, acusando-a de enfatizar muito o Magistério, a Tradição, sendo que só a Bíblia é que conta. Eu espero que esses irmãos nem comemorem aniversário de suas igrejas, porque, se não existe uma história, se não existe uma tradição, não existe nada.
A Igreja, pelo contrário, passou por essa realidade do magistério e da tradição, por isso nós, hoje, recebemos o Evangelho de forma integral.
Mas, hoje, nós celebramos, como eu disse, a Cátedra de Pedro e dessa sede; e ele, como pastor e mestre, obedece ao seu Senhor e coloca-se como pastor do seu rebanho.
Sabemos que a primeira cátedra de São Pedro foi o Cenáculo, lugar onde Pedro recebeu o dom do Espírito Santo e, juntamente com Maria, a Mãe de Jesus e os outros apóstolos, cresceram no conhecimento de Jesus Cristo.
Cristãos em Antioquia
Depois, ele também passou por uma cidade chamada Antioquia, que hoje é a atual Istambul, na Turquia. Foi ali, naquela cidade, onde os discípulos de Jesus foram chamados pela primeira vez com o nome de cristãos.
Nessa cidade onde fomos batizados com o nome de nosso Senhor Mestre, Pedro assumiu também o seu papel.
O Evangelho ecoa para os quatro cantos da Terra
De Jerusalém no Cenáculo, Antioquia e, dali, a cátedra de Pedro se destacou, deslocou-se para Roma, lugar que se tornou símbolo da expressão “URB ET ORBI”, quer dizer, à cidade de Roma e ao mundo; ou seja, a mensagem do Evangelho de Cristo que a Igreja é depositária, não está limitada, mas ecoa para os quatro cantos da Terra.
Por isso celebrar a cátedra de Pedro é dizer com alegria: Como é lindo ser cristão! Como é lindo ser católico! Que maravilha professar a nossa fé!
A Igreja vai viver até a volta do seu Senhor e Mestre.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!