06 Dec 2020

Preparemos o nosso coração para receber Jesus

“Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!” (Marcos 1,3).

Este domingo do Advento traz para nós a figura singular de João Batista. Esse é sempre para nós um referencial de quem se prepara para viver algo importante, singular e transformador na sua vida.

João Batista é aquele que nos aponta que não há improviso para receber o Reino de Deus. É aquele que nos mostra que: para acolher a graça que está chegando é preciso que o coração se abra, é preciso se lavar, se purificar, se renovar…

Ele está no deserto, ele próprio se retirando, sendo puro, mas se purificando. Ele próprio sendo santo, mas já se santificando para que essa graça, que é a graça da vinda do Senhor, seja, de fato, acolhida e recebida.

Veja João, o Batista, está preparando os corações para que recebam o Senhor. Precisamos preparar o nosso coração para que possamos receber o Senhor e para que os nossos possam recebê-Lo.

Não é preparando casa, colocando muitos enfeites para lá e para cá na nossa casa que nela Jesus vai chegar, não é colocando uma árvore de Natal maior do mundo e depois Papai Noel e naquela noite brincando de amigo secreto, que o Senhor virá até nós.

Precisamos preparar o nosso coração para que possamos receber o Senhor

Não estamos aguardando a chegado do Papai Noel, não estamos aguardando a chegada de presentes ou qualquer coisa parecida. O Presente está presente no meio de nós! Tiremos o nosso coração desses anseios materiais e materialistas que cultivamos dentro de nós, busquemos, de fato, uma vida austera e penitente que nos leve a desejar Deus no meio de nós.

O Senhor que veio na Sua primeira vinda não foi reconhecido por muitos porque não estavam com o coração preparado para recebe-Lo. E João fez o que fez, abriu caminho, endireitou estradas, convidou os homens do seu tempo à um batismo de conversão, de mudança de vida, levou-os à confessar seus pecados, à reconhecerem seus erros para que o coração se abrisse para o Reino dos Céus.

Por isso, esse tempo que parece lindo nas aparências, alguém vai dizer: “O Natal não vai ser muito bom esse ano”, mas, desculpa, o seu referencial de Natal é ter muito ou pouco dinheiro, muita ou pouca festa. No entanto, o referencial de Natal daquele que é discípulo de Jesus é um coração mais convertido, mais aberto para a graça, mais preparado para receber o Senhor.

Desejo que a sua casa tenha o melhor Natal do mundo, mas que seja um Natal de Jesus e não do mundo.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.