11 Dec 2022

Prepare o seu coração para receber Cristo

“Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’”. (Mateus 11,9-10)

Como temos escutado, neste tempo do Advento, João Batista é esse personagem importante que precede a vinda de Cristo, ele anuncia o Cristo, ele prepara o caminho do Senhor.

E Jesus elogia João Batista para a multidão, para o povo de Deus. Porque João Batista teve, sim, o seu papel importante; era um homem, primeiro, de profunda comunhão com Deus. Está, aqui, algo que nós precisamos buscar e imitar de João Batista: a comunhão com Deus: buscá-Lo, amá-Lo, ser obediente a Ele. João Batista nos ensina isso.

E João Batista preparou o caminho do Senhor, foi alguém que, com a sua palavra, com a sua vida, chamava o povo de Deus à conversão, chamava não para ele, mas apontava para Cristo, apontava para o Messias.

Jesus usou essa Palavra para dizer da importância de João Batista — “Mas o que vocês foram ver no deserto?”, e Jesus também definiu a vocação de João Batista, dizendo que ele era o mensageiro. Dele estava escrito na profecia: o mensageiro viria para apresentar o Cristo, para preparar um povo bem disposto para o Cristo, para o Messias, para o ungido, para receber o ungido do Senhor.

Alegremo-nos pela vinda de Cristo e, ao mesmo tempo, continuemos a fazer uma grande revisão da nossa vida

João Batista, um homem de profunda comunhão com Deus; João Batista, o homem que apontava para o Cristo; João Batista, este homem, o mensageiro, ele sabia e entendia que não era mais importante que a mensagem: “Eu sou apenas a voz que clama no deserto” (João 1,23), disse ele numa outra oportunidade.

Meus irmãos, neste terceiro domingo do Advento, também considerado o Domingo da Alegria, João Batista aponta para o Messias, aponta para o Salvador. Desde já, alegremo-nos pela presença do Filho de Deus entre nós; desde já, alegremo-nos pela mensagem que João Batista anunciou, que a Igreja anuncia. O Natal está chegando, o Cristo está chegando, alegremo-nos!

Quando vamos receber alguém importante na nossa casa, nós já não nos alegramos? Devemos nos preparar! Pois é, devemos nos preparar, e esta mensagem já chegou: o Senhor está vindo, Ele está retornando. Por isso nos alegremos pela vinda de Cristo e, ao mesmo tempo, continuemos a fazer uma grande revisão da nossa vida, na nossa consciência, para recebermos bem Jesus no nosso coração e na nossa vida.

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.