09 May 2023

Preencha a sua vida acolhendo a paz de Cristo

“Naquele tempo, disse Jesus: ‘Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo’” (João 14,27).

Uma expressão forte, que está na primeira aparição de Jesus (quando ressuscitado): o maior dom do ressuscitado e do crucificado é a paz. Jesus entra onde estão os discípulos e diz: “A paz esteja convosco”.

A maior herança que nós recebemos é a paz, e a primeira expressão — como falei —, que foi dita para os apóstolos, reunidos ali, após a ressurreição de Jesus, a paz, o shalom, esse dom tão especial. Mas preste atenção, Jesus ressaltou isso no Evangelho de hoje: “Eu não a dou como o mundo”, e como é que o mundo pensa a paz?

Temos diversas realidades! Por exemplo, o mundo pensa a paz como a trégua entre duas guerras; teve trégua; tem paz. A ausência dos conflitos  — aqui a gente lembra da expressão muito conhecida  “Pax Romana” —, que era o império acalmar, abafar todos os conflitos e, então, estava instaurada a paz. A paz, como submissão ao mais forte ou o domínio sobre os mais fracos ou até mesmo um acordo feito entre as nações. O mundo pensa a paz assim!

É óbvio, é claro que existem elementos de paz ali. É claro que tem! É claro que o ser humano quando pensa primeiramente no outro, quando ele esquece de si mesmo e pensa no bem do outro, é óbvio que ele está sendo promotor de paz. Certamente, nessas realidades podemos colher elementos de paz, mas é muito mais do que isso.

A paz é algo marcante na vida do cristão porque ela é a vida de Cristo

Para nós, que somos cristãos, nós sabemos que a paz é a vida de Cristo, a paz é o perdão de Deus; a paz é a ressurreição de Jesus, porque, de outra forma, poderíamos até fazer a paz por interesses pessoais, por interesses econômicos, financeiros e políticos, mas a paz é uma Pessoa, a paz é Jesus Cristo.

A paz é saber que tenho a companhia de Jesus quando enfrento os meus problemas e que tenho paz até mesmo quando estou passando por uma dificuldade financeira, na minha saúde. Preciso entender que a paz é algo marcante na vida do cristão, porque ela é a vida de Cristo.

Não tenho paz só quando desaparecem os problemas, tenho paz quando estou enfrentando esses problemas na companhia de Jesus, na presença d’Ele. Você pode ter paz em todas as situações, sabe por que? Porque Jesus preencheu com a companhia d’Ele todos os instantes da vida humana. Desde quando nós nascemos, até o momento da nossa morte, podemos contar com a presença do Senhor.

Então, a nossa vida está preenchida com a paz de Jesus, está preenchida com a paz que vem do Senhor. Paz, por exemplo, no momento de luto, quando você passa pela dor da perda de alguém que você ama, de alguém que é importante para você — como é importante, para nós, vivermos a paz nesses momentos! Saber que a última palavra não é a morte, mas é a vida, e a nossa vida está escondida na vida de Cristo.

Somos chamados a buscar essa paz, que se chama Jesus Cristo, e Ele nos ama e quer nos dar sempre a Sua verdadeira paz.

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.