Naquele tempo, os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejum, mas os teus discípulos não?” Disse-lhe Jesus: “Por acaso os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?” (Mateus 9,14-17).
A essência da vida cristã
A pergunta sobre o jejum “por que nós e os fariseus jejuamos, e os teus discípulos não?” mostra uma preocupação com práticas externas da religião. Então o pano de fundo deste Evangelho é essa forma exagerada dessas práticas externas que escravizam o homem. Jesus veio para libertar o homem.
A libertação em Cristo
Está no Evangelho: “Se o Cristo vos libertar, sereis verdadeiramente livres”, ou seja, Jesus responde com profundidade, revelando o sentido novo que Ele traz.
A imagem do noivo que nós escutamos no Evangelho, o que significa? Podem os amigos do noivo estar de luto enquanto o noivo está com ele?
Jesus se apresenta como esse noivo, e sua presença é motivo de alegria, não de jejum. O tempo da vinda de Jesus é de festa, é tempo de salvação, pois marca um novo momento na história da fé. Meus irmãos, minhas irmãs, Jesus é a novidade do Pai para nos libertar do rigorismo da lei, daquilo que possa nos escravizar.
O tempo do jejum
“O tempo do jejum virá, dias virão e então jejuarão.” Jesus se refere à Sua Paixão e Morte, ou seja, ensina que há momentos certos para cada prática espiritual, ou seja, quando o noivo está, não se faz jejum. É momento de alegria, um momento de festa, mas haverá momentos em que nós jejuaremos nos unindo ao sofrimento de Cristo.
A novidade do Evangelho e o coração renovado
Temos a imagem também do remendo novo em roupas velhas, do vinho novo em odres velhas, significando a incompatibilidade entre a novidade do Evangelho e as estruturas antigas. Olha só que interessante: Jesus não veio para abolir nada, mas para dar pleno cumprimento.
O vinho novo significa graça e vida nova em Cristo. Exige odres novas, ou seja, corações novos, abertura para esta estrutura renovada que Jesus veio nos trazer.
Abrir o coração a novidade de Deus
Você está disposto a abrir o seu coração para a novidade de Deus?
Abra-se à experiência do noivo que está presente no meio de nós, ressuscitado. Que o Senhor o abençoe, que o Senhor dê vida nova ao seu coração.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!